Pular para o conteúdo

Um thriller quase perfeito – Creepy Catalog

O que é Estranho Querido Sobre?

Kyle Gallner e Willa Fitzgerald interpretam seus papéis perfeitamente.

Estranho Querido é um daqueles filmes em que é melhor assistir sabendo o mínimo possível sobre a história. Se você viu o trailer, então é o suficiente. Não cave mais fundo. Se você não viu o trailer e quer saber vagamente do que se trata, aqui está uma descrição muito básica da configuração inicial do filme que não revela nada além do que você vê no trailer e o que é revelado no texto de abertura do filme (que dá uma ideia muito forte O Massacre da Serra Elétrica do Texas vibrações de rastreamento de abertura).

Estranho Querido conta a história dos assassinatos finais cometidos por um notório serial killer. Quando o filme começa, vemos uma versão expandida de algumas das filmagens mostradas nos trailers: Uma mulher está sendo perseguida por um cenário rural por um homem com um rifle. Os créditos de abertura rolam e, quando terminam, vemos um texto que nos diz que Estranho Querido é um thriller contado em seis capítulos. O que acabamos de ver acontece em um dos capítulos do meio, então a partir daí a história se desenrola de forma não linear, saltando para frente e para trás no tempo para os diferentes capítulos.

Kyle Gallner em Estranho Querido (2023)
A análise a seguir evita revelar detalhes específicos sobre o filme e seus personagens.

JT Mollner (Foragidos e Anjos2016) escreveu e dirigiu Estranho Queridoe Giovanni Ribisi—mais conhecido por seus muitos papéis de atuação—foi o Diretor de Fotografia. Willa Fitzgerald (A Queda da Casa de Usher, Alcançador) e Kyle Gallner (O Passageiro, Sorriso) estrelam como a mulher e o homem descritos acima. Também aparecem em papéis memoráveis ​​Barbara Hershey e Ed Begley Jr.

Estranho Querido Análise

Willa Fitzgerald em Strange Darling (2023)
Ir às cegas é a melhor opção, mas assistir novamente ainda é uma experiência gratificante.

Ok, então, eu entendo que acabei de fazer um grande alarido sobre a importância de não saber nada sobre Estranho Querido antes de vê-lo pela primeira vez (e eu mantenho essa afirmação), mas também preciso enfatizar fortemente o fato de que este filme é não dependente de surpresas para ser bom. Ou seja, depois de assistir uma vez e colocar tudo em ordem cronológica na sua cabeça, ainda é um filme incrível para voltar e assistir de novo e de novo. As surpresas que você tem na sua primeira exibição têm um impacto enorme, mas com esse conhecimento, exibições subsequentes permitem que você veja eventos e personagens de maneiras diferentes, o que ilumina o quão inteligente e bem feito esse filme é.

Falar sobre surpresas e juntar os fatos pode parecer Estranho Querido é um mistério, mas não é. Não realmente. Há elementos misteriosos nele, mas o ponto não é resolvê-lo como um quebra-cabeça. Como o próprio diretor JT Mollner disse em um AMA no Reddit, “Estranho Querido é para ser visto e sentido.” E a parte “sentimento” dessa declaração deve ser enfatizada. Este filme fará você sentir todo tipo de coisa.

Kyle Gallner em Estranho Querido (2023)
Se Kyle Gallner escolhesse aparecer apenas em filmes de suspense e terror pelo resto de sua carreira, isso seria bom para nós.

Ao tentar permanecer o mais vago possível sobre a história e o enredo, é seguro dizer que — em vez de um mistério — este filme é um desfile de subversões. O público moderno espera uma certa quantidade de subversão nos filmes, então isso não é necessariamente uma surpresa. Mas a maneira como Estranho Querido brinca magistralmente com as expectativas do público, às vezes repetidamente sobre a mesma ideia, é lindo de assistir. Mesmo que você tente adivinhar o filme e acabe acertando de vez em quando, a maneira como a história progride é tão inteligente que é sempre um prazer assistir, independentemente de você saber ou não o que está por vir. A estrutura não cronológica do filme é essencial para fazer tudo funcionar da melhor maneira possível, retendo informações até o momento certo, às vezes provocando-as gradualmente e às vezes anunciando-as em um momento repentino e chocante.

Estranho Querido também é tão eficaz por causa das performances fantásticas de Willa Fitzgerald e Kyle Gallner. Não vou entrar em detalhes sobre o relacionamento deles, mas seus personagens se complementam incrivelmente bem. Suas conversas são tingidas de subtexto (e alguns textos não tão sutis) e são completamente envolventes. Enquanto os personagens tentam ler um ao outro, o público faz a mesma coisa. E então, quando a situação toma um rumo violento, ambos os atores se jogam totalmente na briga. Essas são performances definidoras para ambos.

Barbara Hershey e Ed Begley Jr. em Strange Darling (2023)
Barbara Hershey e Ed Begley Jr. vão colocar um grande sorriso em seu rosto.

Para não ficar de fora, Barbara Hershey e Ed Begley Jr. são surpresas maravilhosas. Eles não têm muito tempo de tela em comparação com as duas estrelas do filme, mas sua colocação nos procedimentos ajuda a elevar um filme já ótimo. Quando os personagens de Ed e Barbara aparecem, Estranho Querido já está a todo vapor. Então, seus personagens entram em cena em um ritmo tranquilo e com muito humor. Pode parecer estranho tentar descrevê-lo sem detalhes específicos, mas esses dois personagens fornecem algo que está em contraste tão gritante com o que vimos até aquele ponto, que melhora toda a experiência. É como adicionar um pouco de sal a algo doce, tornando-o exponencialmente melhor. Eles são tão bons.

E, por fim, é preciso ressaltar que Estranho Querido parece ótimo. Durante os créditos de abertura, somos informados de que o filme foi filmado em filme de 35 mm, e que a dedicação ao filme absolutamente compensa. As cores são brilhantes, e há uma ponta levemente áspera que faz com que pareça um clássico filme de serial killer. Este foi o primeiro longa de Giovanni Ribisi como diretor de fotografia, e suas escolhas são o complemento perfeito para o roteiro e a direção de JT Mollner.

Estranho Querido Classificação e Recomendação

Willa Fitzgerald em Strange Darling (2023)
Vá ao teatro antes que seja tarde demais!

Classificação por estrelas: 5 de 5

Não há nada para deduzir pontos em Estranho Querido. Se você gosta de filmes subversivos sobre serial killers, você precisa assistir a este filme. Se você gosta de terror e suspense com um toque clássico, assista a este filme. Para quê Estranho Querido é, é quase perfeito.

Leitura Adicional

Conheça o autor

Chris Catt

Chris é formado em estudos de cinema pelo campus da Temple University em Tóquio, Japão. Ele é um renomado especialista em cinema de terror.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *