O quadro geral
- Cada episódio da franquia Alien lembra o formato de filmes de terror de casa mal-assombrada.
- Cada filme Alien persegue seus personagens por ambientes sombrios, transformando cenários familiares em playgrounds Xenomorfos perfeitos.
- Os personagens suam e ficam assustados enquanto lutam pela sobrevivência, destacando a imprevisibilidade dos encontros com Xenomorfos.
Quem não ama uma boa casa mal-assombrada? Os corredores longos e escuros, pessoas encharcadas de suor procurando nos cantos, a emoção daquele estalo alto no escuro cuja fonte você não consegue identificar. Os melhores filmes de casa mal-assombrada geralmente contam com os tropos de fantasmas e demônios sobrenaturais para fornecer os sustos, mas desde 1979, o Alienígena A franquia revolucionou o gênero de terror ao enxertar sua estética de ficção científica de tecnologia de ferro-velho nos ossos do gênero de casa mal-assombrada. Apesar de nunca usar um fantasma ou uma casa velha e barulhenta, cada Alien O filme usa a estrutura básica de um filme de casa mal-assombrada para pegar sua fórmula relativamente simples e transformá-la em uma surpreendente variedade de subgêneros que fazem de cada filme uma experiência única.
Alienígena (1979)
- Data de lançamento
- 22 de junho de 1979
- Tempo de execução
- 117 minutos
- Gênero principal
- Ficção Científica
Todo filme de Alien é enquadrado como uma história de casa mal-assombrada
A conexão mais direta de cada um Estrangeiro o filme tem para o gênero de casa mal-assombrada é como todos eles são fundamentalmente construídos na ideia de pessoas viajando para um local que acham que conhecem, apenas para serem rapidamente aterrorizadas por aquilo que assombra a área. Dos corredores úmidos do Nostromo em Estrangeiro para a perigosa colônia prisional de Fury 161 em Alienígena 3 para as cavernas úmidas de Origae-6 em Alien: Aliançacada filme oferece uma nova variação em ambientes que supostamente são feitos para habitação adequada, mas se transformam em playgrounds perfeitos para os Xenomorfos rondarem suas presas. Todos os filmes acontecem em áreas que são construídas para a civilização, seja ela humana ou não, e se transformam em criadouros perfeitos para uma ameaça aparentemente imparável. Os filmes são unificados no grande número de locais naturais que eles criam, que oferecem corredores longos e escuros, ambiente enevoado e relíquias de eras passadas para maximizar o fator assustador de um bom susto de Xenomorfo. Casas mal-assombradas são tão assustadoras, principalmente porque elas pegam a promessa de conforto doméstico e a transformam em um pesadelo do qual você não consegue escapar. Da mesma forma, a franquia Alien mostra como em cada lugar que seus personagens chamam de lar, não há como escapar da influência de seu maior mal.
Relacionado
Onde 'Alien: Romulus' se encaixa na linha do tempo da franquia?
'Romulus' fica entre dois clássicos absolutos.
Os filmes Alien tornam divertido assistir os personagens lutarem por suas vidas
Para aumentar a diversão, cada filme é povoado por personagens que não têm a mínima ideia do que está acontecendo e estão lutando pela sobrevivência com diferentes graus de sucesso. Um dos destaques de um bom filme de casa mal-assombrada é o quanto os personagens surtam com uma ameaça que desafia suas regras esperadas de engajamento, e o Alien os filmes constantemente encontram novos ângulos para abordar pessoas que se assustam diretamente com um Xenomorfo. Uma piada recorrente e potente é como não importa o quão inteligente ou preparado para o combate você seja: quando você encontra um alienígena, a menos que você seja Ripley (Sigourney Weaver), você provavelmente perderá todas as habilidades de sobrevivência e implodirá.. Você pode ser um fuzileiro naval que fala mal como Hudson (Bill Paxton) em Alienígenas ou um geólogo bem-educado como Fifield (Sean Harris) em Prometeue você inevitavelmente será pego no escuro ou perderá toda a coragem, pulará dos sapatos e correrá através de uma parede como Roger Rabbit. Alien: Ressurreição e Alien: Aliança gostam particularmente de fazer suas vítimas parecerem tão idiotas quanto possível, exagerando comicamente seu desespero pela sobrevivência enquanto elas suam, escorregam e deslizam em obediência ao seu impulso subconsciente de morte.
O formato da casa mal-assombrada permite que cada filme alienígena explore um tom diferente
Essa capacidade de tocar o tom tão livremente é talvez a maior razão pela qual o Alien A franquia funciona muito bem ao construir suas histórias em torno de conceitos de casas mal-assombradas. A simplicidade da estrutura permite que cada entrada tenha seu próprio tom distinto, respeitando ainda os tropos necessários para que se encaixe no gênero.. Os filmes oscilam do modelo clássico de casa escura para uma extravagância de ação de tirar o fôlego; de um exame sociológico fumegante e um festival de acampamento bobo para uma exploração profunda do propósito da humanidade e um filme de terror desagradável. Apesar da qualidade supostamente inconsistente da série, cada filme tem sucesso em suas raízes básicas de terror ao prestar atenção ao seu DNA central, garantindo que cada entrada surpreenda o público ao buscar um sabor totalmente diferente. Ele se destaca como um testamento não apenas para o ofício coletivo de cineastas como Ridley Scott, James Cameron, David Fincher, Jean-Pierre Jeunete agora Fede Álvarezmas também ao apetite insaciável do público pelo essencial: assistir tolos fugindo de coisas que acontecem durante a noite.
Estrangeiro está disponível para transmissão no Hulu nos EUA