Pular para o conteúdo

Qual é o objetivo da entidade em 'Missão: Impossível'

O quadro geral

  • Missão: Impossível — Dead Reckoning traz Ethan Hunt lutando contra um novo grande vilão, uma inteligência artificial chamada Entidade.
  • O poder e a influência da Entidade são ilimitados, representando uma ameaça à paz mundial ao manipular bilhões.
  • Semelhante ao medo nuclear da Guerra Fria, a Entidade representa a ansiedade moderna sobre o controle da inteligência artificial.



Enquanto esperamos pela próxima edição de Missão: Impossível, fomos presenteados com Tom Cruise meio que interpretando Ethan Hunt enquanto ele levava a bandeira olímpica de Paris para Los Angeles A última foto de Missão: Impossível, de 2023 Missão: Impossível – Dead ReckoningParte Um foi recentemente renomeado simplesmente como Missão: Impossível – Dead Reckoningindicando que o oitavo filme, com lançamento previsto para 2025, não servirá como a segunda parte imediata da história. Seja qual for o subtítulo, o oitavo filme certamente apresentará o vilão principal que Ethan Hunt e sua equipe do FMI são forçados a lutar em Estimativa de posição: inteligência artificial. A Entidade, como essa IA é chamada, é a atual “grande malvada” da série Missão: Impossível, superando até mesmo alguns dos vilões mais hediondos da franquia como indiscutivelmente a maior ameaça à paz mundial. Sua onisciência quase divina sobre nosso mundo moderno é assustadora, mas, ao contrário da Skynet dos filmes Terminator, a Entidade não parece querer acabar com toda a vida humana. Na verdade, não está claro exatamente o que a Entidade está procurando.



Qual é a entidade em 'Missão: Impossível — Estimativa'?

Da maneira como a série Missão: Impossível descreveu sua IA vilã, o programa de computador parece ter influência e poder quase infinitos. Tendo sido criado originalmente como um projeto do governo dos EUA sob Cary Elwes'Denlinger, a Entidade tornou-se autoconsciente após hackear o submarino russo Sevastopolcujos resultados transformaram o programa em um agente desonesto capaz de pensar e decidir por si mesmo. Como uma inteligência desonesto, a Entidade se tornou uma ameaça maior à estabilidade do cenário mundial, levando Ethan Hunt a intervir.


A maneira como Gabriel (Ensaios de Morales) descreve isso em Estimativa de posiçãoa IA pode realizar “milhares de quatrilhões de cálculos por milissegundo, manipulando sutilmente as mentes de bilhões”, tornando-o mais perigoso do que qualquer outro objeto ou antagonista em talvez toda a saga Missão: Impossível. Ethan certamente está pronto para um novo tipo de desafio aqui. Também sabemos que a Entidade deseja ambas as metades da chave cruciforme — que destranca uma câmara escondida dentro do submarino russo contendo seu código-fonte original (e editável) — que permitiria ao usuário controlar a inteligência artificial e, portanto, todas as informações.

Relacionado

Tom Cruise fecha as Olimpíadas de Paris com uma façanha que desafia a morte

Essa missão não era impossível.


Naturalmente, cada nação está correndo em direção a ela na esperança de ganhar o controle, e cada uma (incluindo os Estados Unidos) está disposta a fazer todo o possível para obtê-lo. Ethan Hunt e sua equipe do FMI são os únicos que estão na lacuna entre a Entidade e as nações do mundo, mais uma vez empreendendo uma tarefa impossível. Se eles falharem e alguma outra nação assumir o controle desse poder, o globo inteiro pode cair no caos. A Entidade pode invadir qualquer rede, controlar qualquer potência mundial e criar informações do nada.. Com isso à disposição, seria quase como extrair um gene de uma garrafa.

A IA desonesta de 'Missão: Impossível é o equivalente moderno das armas nucleares'


Por meio de seu emissário, Gabriel, a IA continua a hackear as principais instituições financeiras e militares do mundo, colocando a comunidade de inteligência em alerta máximo. Ela até garantiu que Denlinger fosse morto para que ele não pudesse ganhar vantagem. Mas com qual propósito? Bem, de acordo com uma entrevista com Christopher McQuarrie, a Entidade em si representa o mesmo medo e ansiedade gritantes que a Guerra Fria produziu quando o original Missão: Impossível série foi grande. “O que as pessoas estão trazendo para o filme agora?” o diretor lembrou de perguntar a Tom Cruise. “Eles não estão trazendo a Guerra Fria, eles não estão trazendo a guerra contra o terror, eles estão trazendo algo novo, e o que é isso? O que é essa ansiedade?“McQuarrie estabeleceu o papel que a inteligência artificial desempenha na sociedade, com Estimativa de posição sendo essencialmente um thriller baseado em corrida armamentista centrado em obter esse tipo de poder.


A Guerra Fria foi, é claro, centrada em torno da energia nuclear e da potencial destruição do mundo. (Foi também o período em que a série de televisão original foi ambientada.) Quem tivesse mais armas nucleares poderia, teoricamente, controlar o cenário mundial. Mas a Entidade é diferente. Ela é senciente, mesmo que essa senciência seja artificial. Isso significa que, diferentemente das armas nucleares pelas quais Ethan Hunt normalmente luta, a Entidade em si quer algo. Mesmo com isso em mente, é difícil dizer exatamente quais podem ser os motivos da Entidade. Qual propósito uma arma tem além de destruir? No entanto, também vimos que a Entidade se esforçará muito (por meio de Gabriel) para garantir que não seja controlada pela chave cruciforme e, assim, controlar sua influência.


A própria Entidade, mais do que tudo, parece querer ser deixada em paz. Ela não tem escrúpulos em lutar contra quaisquer tentativas de colocá-la sob subordinação. Isso poderia significar que a Entidade simplesmente quer existir independentemente de qualquer afiliação nacional? Talvez. Mas é mais provável que a inteligência artificial esteja lutando contra sua própria programação, tentando descobrir como a existência existencial se parece por si só. Se Ethan Hunt não consegue impedir a Entidade de matar outros para manter sua própria vida artificial e liberdade, talvez ele possa ajudar o programa a entender melhor o valor da vida humana também.

Missão: Impossível – Dead Reckoning está disponível para streaming no Paramount+.

Assista no Paramount+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *