Principais conclusões
- Filmes de terror confrontam medos sociais e trazem sustos poderosos, despertando interesse generalizado e atraindo fãs devotados a cada ano.
- Filmes pioneiros como
Nosferatus
e
O Exorcista
moldaram o cinema de terror ao estabelecer novos padrões e gerar polêmica. - O gênero terror ressurgiu nas décadas de 1990 e 2000, com filmes icônicos como
Grito, O Sexto Sentido,
e
O Anel
cativando o público.
Todos os anos, em todo o mundo, centenas de filmes de terror são produzidos. Enquanto a maioria passa despercebida pelo grande público que vai ao cinema, alguns poucos aproveitam lançamentos completos nos cinemas. Filmes de terror têm sido parte integrante do cinema desde o seu início. Eles desafiam o público a assistir a cenas de assassinos perturbados, monstros aterrorizantes e seres sobrenaturais; o terror é um cinema de confronto.
Relacionado
9 melhores filmes de terror canibais, classificados
Os seguintes filmes de terror envolvendo canibais enlouquecidos certamente não são para os sensíveis…
Embora alguns grandes filmes de terror sejam lançados a cada temporada, alguns anos se destacam mais do que outros. Às vezes, um único filme é lançado e abala a indústria. Outros anos produzem vários clássicos. O terror é um dos gêneros de filmes mais eficazes que existem, desde mergulhar em questões importantes até confrontar medos sociais ou dar ao público um poderoso susto. O terror é puro cinema e continua a atrair legiões de fãs todos os anos.
8 1922
Definindo o padrão para os próximos anos
- Filmes notáveis: Nosferatus
1922 viu o lançamento de um poderoso filme expressionista alemão que definiria o padrão para todos os filmes de terror que vieram depois. Dirigido por FW Murnau, Nosferatus pode não ter sido o primeiro filme de terror, mas foi o mais influente nos primórdios do cinema.
Nesta releitura não oficial de Drácula de Bram Stokero icônico vampiro Conde Orlock, interpretado por Max Schreck, aterroriza uma pequena cidade, trazendo uma praga misteriosa para a população. Como muitas peças expressionistas alemãs, Nosferatus foi uma reação à Primeira Guerra Mundial. Muitos dos atores e da equipe serviram na linha de frente e vivenciaram horrores difíceis de descrever. Essa escuridão se infiltra em cada quadro do filme, tornando Nosferatus um clássico atemporal que continua a impactar o cinema moderno hoje.
7 1973
A Polêmica Chega ao Cinema
- Filmes notáveis: O Exorcista, O Homem de Vime, Não olhe agora
1973 seria um ano de destaque para filmes de terror. Não olhe agoraestrelado por Donald Sutherland e Julie Christie, abordou temas de tristeza e culpa. O filme retrata dois pais lamentando a perda de sua filha após um trágico acidente. O filme geraria controvérsia, embora não devido ao seu assunto. A cena de sexo explícito mostrada no filme causou comoção na indústria e com os censores.
Relacionado
10 Grandes Filmes de Zumbis em Língua Estrangeira
Entusiastas do terror e fãs do gênero mortos-vivos certamente gostarão desses filmes envolventes de zumbis em outros idiomas.
Enquanto isso, em sua melhor performance de carreira, o sargento Howie, de Edward Woodward, procura uma garota desaparecida em O Homem de Vime. Isso leva a um dos finais mais chocantes da história do cinema. No entanto, o filme que causou a maior indignação em 1973 foi O Exorcista. Este clássico de terror genuíno veria protestos generalizados sobre sua representação de uma jovem possuída por um demônio. O filme apresentou várias cenas controversas — mais notavelmente a notória cena do crucifixo — que levaria a uma conversa nacional sobre censura e gosto.
6 1990
O terror se torna popular
- Filmes notáveis: Miséria, Aracnofobia, It, Noite dos Mortos-Vivos, As Bruxas, Fantasma, A Escada de Jacó
Embora os filmes de terror sempre tenham sido uma parte importante da máquina de Hollywood, 1990 viu uma série de filmes populares de sucesso abraçarem o gênero de terror. Kathy Bates aterrorizou o público com sua interpretação de uma fã obcecada em Misériaenquanto Tim Curry traumatizou uma geração como o palhaço assassino em Isto.
Enquanto isso, Patrick Swayze estrelou o sucesso de bilheteria Fantasma. Este clássico filme de romance apresentou cenas de espíritos atormentados arrastando os condenados para o inferno no estilo clássico de terror. As Bruxas nos deu uma performance clássica de todos os tempos de Anjelica Huston como a Grande Bruxa Alta, enquanto Aracnofobia lembrou a todos por que eles deveriam ter medo de aranhas.
5 1996
O horror retorna mais forte do que nunca
- Filmes notáveis: Grito, Do anoitecer ao Amanhecer, The Craft, The Frighteners, Thinner
O início da década de 1990 viu um declínio na popularidade dos filmes de terror. 1996 mudaria isso com o lançamento do sucesso de bilheteria, Gritar. Este filme autoconsciente foi uma carta de amor aos filmes de terror dos anos 80 e revitalizou o gênero em declínio. Ele deu início a uma tendência de filmes de terror adolescentes populares, como Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Lenda urbanae A Faculdade.
Em 1996, o cinema independente estava em ascensão, com Quentin Tarantino no topo da lista A de Hollywood. Escrito e estrelado por Tarantino, Robert Rodriguez's Do anoitecer ao amanhecer misturou os thrillers policiais corajosos da época com o terror sangrento de baixo orçamento em um filme de vampiros divertido e exagerado que exala tanto sangue quanto frieza.
4 1999
O horror toma conta de Hollywood
- Filmes notáveis: Sexto Sentido, Blair Witch Project, Fim dos Dias, Estigmas, Audição
O final da década viu o início da tendência de filmagens encontradas com o sucesso repentino de O Projeto Bruxa de Blair. Este sucesso de bilheteria de baixíssimo orçamento acompanha um grupo de amigos que se perdem na floresta enquanto investigam a lenda local da Bruxa de Blair.
Relacionado
Melhor Filme de Terror de Cada Ano nos Anos 90
Os anos 90 foram um divisor de águas para os filmes de terror, com esses filmes independentes e de grande orçamento dando nova vida a um gênero cansado quando ele mais precisava.
Enquanto isso, a virada iminente do milênio trouxe vários filmes no estilo do dia do julgamento para os cinemas. Os mais notáveis foram os filmes de terror de Hollywood de grande orçamento Estigmas, e Fim dos Dias estrelando Arnold Schwarzenegger. No entanto, o maior sucesso do ano foi quase certamente O Sexto Sentidoque anunciou a chegada do diretor de cinema M. Night Shyamalan e do ator mirim Haley Joel Osment.
3 2002
J-Horror reina supremo
- Filmes notáveis: Dark Water, Ju-on The Grudge, The Ring, 28 Dias Depois, Dog Soldiers, Bubba Ho-Tep
2002 foi um ano importante na história do cinema de terror. O terror japonês estava na vanguarda com o remake de Hollywood de O Anel. Enquanto isso, os clássicos do J-Horror Água escura e O Rancor fãs de terror arrepiados ao redor do mundo. Esses brilhantes filmes de terror asiáticos foram uma mudança bem-vinda para o público ocidental. Embebidos no folclore japonês, eles retratam espíritos assustadores que são genuinamente enervantes.
Relacionado
10 melhores filmes de terror britânicos dos anos 2000
Esses filmes de terror britânicos dos anos 2000, de clássicos cult a sucessos certificados, ainda são considerados ícones do gênero.
Enquanto isso, Danny Boyle deu nova vida ao gênero zumbi há muito extinto com sua versão original, 28 dias depois. O filme acompanha Cillian Murphy após acordar de um coma e descobrir que a população foi infectada por um vírus de raiva devastador. 28 dias depois consolidou ainda mais Boyle como um dos maiores diretores modernos da Grã-Bretanha.
2 2013
O Início das Grandes Franquias de Terror
- Filmes notáveis: Invocação do Mal, Uma Noite de Crime, Sobrenatural: Capítulo 2, A Morte do Demônio, Apenas os Amantes Restam Vivos, Sob a Pele
2013 vi filmes de terror dominarem as bilheterias. A Invocação do Mal apresentou novos ícones do terror Annabelle e The Nun ao público cinéfilo. Baseado em histórias reais, A Invocação do Mal série deixou sua marca firme na história do terror. Enquanto isso, a produtora Blumhouse estava assumindo o gênero de terror com o lançamento de O expurgo e Sobrenatural: Capítulo 2.
Este ano de destaque também viu o lançamento do incrível remake de Mau mortoque apresentou ao mundo um novo mestre do horror, Fede Alvarez. Enquanto isso, na cena indie, Jim Jarmusch lançou Somente os amantes permanecem vivosuma história de vampiro gótica e estilosa que exala frescor em cada quadro. Scarlett Johansson também impressionou o público com sua interpretação reveladora de um alienígena predador no filme experimental de Jonathan Glazer Sob a pele.
1 2018
O horror continua no topo
- Filmes notáveis: Hereditário, Um Lugar Silencioso, Aniquilação, Suspiria, Halloween, Possum
2018 continuou a dominação do terror nas bilheterias com alguns lançamentos de destaque. Ari Aster se anunciou ao mundo com Hereditáriouma implacável aula de terror que se tornou um clássico instantâneo. Um Lugar Silencioso causou impacto com suas cenas tensas e de roer as unhas, onde Emily Blunt tenta proteger seus filhos de monstros que caçam pelo som.
Enquanto isso, o filme de arte Gambá provou que o horror experimental ainda estava vivo. Alex Garland retornou com seu pesadelo surreal de horror cósmico, Aniquilação. Este filme impressionante viu Natalie Portman liderar uma investigação em uma região estranha conhecida como The Shimmer, onde algo não natural está mutando as plantas e os animais. Este ano de destaque também viu o retorno de uma grande franquia com Dia das Bruxasonde Jamie Lee Curtis reprisou seu papel icônico como Laurie Strode.
Mais
Os 10 melhores filmes de terror mexicanos
Graças em grande parte à ascensão ao estrelato de Guillermo del Toro, os filmes de terror mexicanos estão agora disparando para a vanguarda do gênero.