Como Erik Weihenmayer, a primeira pessoa cega a chegar ao topo do Monte Everest, usa o som para “ver” sua próxima pegada ao escalar rochas? Qual é a sensação de fazer slackline entre dois balões de ar quente flutuando milhares de pés acima da Terra? E como a conexão de Quannah Chasinghorse com as formas tradicionais de vivenciar o mundo natural a ajuda a equilibrar seu trabalho como modelo, conservacionista e ativista dos direitos indígenas?
As respostas a essas perguntas e muitas outras revelações da vanguarda da aventura ao ar livre ganham vida em 21 filmes vibrantes nos dias 1 e 2 de junho no Outside Festival em Denver. Um evento inédito, o Outside Festival é uma celebração da cultura ao ar livre com música ao vivo, palestrantes como Diana Nyad e Jimmy Chin, três paredes de escalada, competições de escalada, demonstrações de equipamentos, uma zona infantil, ioga e inúmeras exibições interativas de marcas populares de bem-estar e atividades ao ar livre. Acontece no Civic Center Park, no centro de Denver, com a programação de filmes sendo exibida do outro lado da rua, no Denver Art Museum.
Com curadoria de produtores e editores da Outside TV, o programa de filmes destaca cineastas emergentes e narrativas de atletas e aventureiros de comunidades LGBTQ+, BIPOC, latinas, deficientes e outras comunidades sub-representadas. Os filmes variam de 7 a 90 minutos de duração, com painéis de discussão ao vivo e perguntas e respostas dos cineastas.
Assista ao trailer do programa de filmes do Outside Festival.
Aqui está a programação imperdível e os trailers da programação de filmes do Outside Festival nos dias 1 e 2 de junho, com exibição nos dois dias das 13h às 19h.
Para ingressos, escalação e outras informações, visite TheOutsideFestival.com. Os membros do Outside+ recebem acesso exclusivo a visualização VIP do show, comida e bebida em uma tenda de hospitalidade privada e outros benefícios no festival.
Sábado, 1 de junho
Longa-metragem: Wade in the Water
Vadear na água: Uma jornada pelo surfe negro e pela cultura aquática resgata a tradição de 1.000 anos do surfe negro. Entrelaçando relatos históricos com depoimentos modernos, o filme desmantela as barreiras raciais da cultura convencional do surfe, mergulha na história esquecida do legado do surfe negro e homenageia seu movimento atual — inspirando a próxima geração de surfistas negros. Esta exibição inclui uma discussão com o diretor David Mesfin.
Curtas-metragens: Aventura
Descendentes: Em um esporte conhecido pela falta de diversidade, Dennis Ranalter desafiou as probabilidades e se tornou um esquiador freeride excepcional, reconhecido e respeitado no mundo todo.
Georgia Astle Vire o Interruptor: A ciclista de montanha Georgia Astle explora o que pode acontecer quando você consegue silenciar seus pensamentos e colocar a matéria acima da mente para alcançar grandes feitos.
Encontrando nossa natureza selvagem: Sid Gopinath e seu pai embarcam em uma viagem de acampamento de uma semana para explorar os parques nacionais de Yellowstone, Grand Teton e Rocky Mountain. Ao longo do caminho, eles falam sobre a experiência de imigração de Prabha, como as memórias são feitas (e esquecidas) ao longo da vida e o que significa ver um ao outro envelhecer.
Caminhando nas nuvens: Caminhando nas Nuvens revela a deslumbrante e vertiginosa travessia do highline entre dois balões de ar quente sobre a cidade de Praia Grande, Santa Catarina, Brasil.
Slides na montanha: Com os guias certos, um pequeno empurrão e muito otimismo, dois irmãos adolescentes da Nação Líl̓wat realizam uma jornada para esquiar em Ts̓zil — uma montanha sagrada em seu território.
Curtas-metragens: Journeys
Paisagem Sonora: Soundscape apresenta Erik Weihenmayer, um atleta de aventura global e autor que é totalmente cego, enquanto ele escala uma enorme parede rochosa alpina nas profundezas da Sierra Nevada.
Vadeando em busca da mudança: Para que o conservacionista e pescador Jr Rodriguez se tornasse “como as fotos que via nas revistas”, ele teve que deixar para trás o que mais amava.
Caçadores de Cachoeiras: Waterfall Hunters acompanha três costarriquenhos — Javier, Jimmy e Miguel — enquanto eles buscam encontrar, documentar e inspirar outros a preservar ecossistemas e habitats inestimáveis na selva costarriquenha.
Jamie: Jamie Logan, uma alpinista pioneira, escalou algumas das escaladas mais perigosas do mundo, mas nada pareceu tão ameaçador à sua vida quanto admitir que, aos 69 anos, ela queria começar a viver como mulher.
Domingo, 2 de junho
Longa-metragem: Ele aprecia
Uma das mais jovens escaladoras de elite do mundo, Ashima Shiraishi passou seus anos de formação quebrando vários marcos de escalada baseados em idade, estimulada por seu fã e treinador número um, seu pai, Poppo, um dançarino de butô aposentado e artista de vanguarda sem experiência formal em escalada. Quando esses nova-iorquinos viajam para a África do Sul para vencer um problema de boulder V14, pai e filha devem enfrentar suas lutas interpessoais em conjunto com a desafiadora subida. Esta exibição inclui uma discussão com o diretor Kenji Tsukamoto.
Curtas-metragens: Comunidade
Sopro de Gloster: Peyton Thomas criou a Equitable Action Run Toward Health para dar voz à comunidade de Gloster, Mississippi, em uma luta popular contra a indústria de biomassa de pellets de madeira. Sopro de Gloster ilustra os perigos que essa indústria representa para a saúde humana e conta a história de uma corrida que envolveu mais do que apenas quilômetros.
Fora em cinco: Mais de 100 milhões de nós não temos espaços ao ar livre perto de onde moramos. Então, a REI Co-op está fazendo parcerias com organizações lideradas pela comunidade, como a Friends of Anacostia Park, para ajudar a levar mais pessoas para o Outside em 5 minutos ou menos.
Gath & K’iyh: Ouça para curar: No Alasca, a comunidade se reúne para criar música com Yo-Yo Ma como parte essencial da cura coletiva e da esperança radical para o futuro.
Milhas para percorrer: Em 2022, enquanto vários estados do país aprovavam legislação anti LGBTQ+, o corredor de trilha trans Perry Cohen se recusou a ficar de braços cruzados. Ao formar uma equipe de corrida de trilha de homens trans com o objetivo de competir em estados que aprovam legislação odiosa, Perry e sua equipe expressam a liberdade de serem eles mesmos dentro e fora da trilha.
Para dentro: Este é um filme sobre a artista Michi Meko, de Atlanta, uma cartógrafa e artista pós-moderna que vive dentro dos paralelos e meridianos de dois mundos distintos: o urbano e o rural.
Curtas-metragens: Descoberta
Caminhando por dois mundos: Motivadas por um amor inabalável e responsabilidade pela terra, Quannah Chasinghorse, de 20 anos, de Hän Gwich’in, e sua mãe Jody Potts-Joseph estão se posicionando para defender suas terras sagradas, incluindo o Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico.
Apayauq: Este curta narra a jornada histórica de Apayauq Reitan para se tornar a primeira mulher abertamente transgênero a competir na lendária corrida de trenós puxados por cães Iditarod, no Alasca.
Curtas-metragens: Resiliência
Marcadores de piso: Em 5 de outubro de 2022, um grupo de ciclistas paralímpicos e atletas adaptados decidiu percorrer a White Rim Trail de Utah em um dia com a esperança de conscientizar sobre pessoas com deficiência e desenvolver uma comunidade ciclista mais inclusiva.
O Direito à Alegria: Depois de sobreviver a um ataque quase fatal de puma enquanto andava de bicicleta, Izzy Sederbaum superou a ansiedade e o ódio anti-trans redescobrindo a alegria de andar de bicicleta e promovendo a diversidade e a inclusão no esporte.
109 Abaixo: Um conto de resiliência e coragem, este curta narra as consequências de uma tentativa de resgate no Monte Washington, em New Hampshire, em 1982.
A Outside agradece aos nossos parceiros da Filme de montanha, Festival Internacional de Cinema de Bouldere Festival de Cinema Montanhas de Cor pelo apoio na curadoria desta programação.