Pular para o conteúdo

Não jogue fora os caroços do abacate. 5 dicas para reutilizá-los.

avocado

Depois de comer um abacate, não jogue o caroço no lixo. Este último pode ser reaproveitado em diversas áreas. Uma boa forma de lhe dar uma segunda vida e ao mesmo tempo limitar o desperdício de alimentos.

O abacate é uma fruta que adoramos comer pela sua polpa tenra e cremosa. Pode ser consumido puro, no guacamole, com camarão ou na torrada de abacate: há para todos os gostos.

Foto : Shutterstock

Mas atenção: depois de comer um abacate, não jogue fora o caroço. Este último pode ser reutilizado em diversas áreas inesperadas. Veja como reciclar caroços de abacate para aproveitar todos os seus benefícios.

Núcleos em composto

Foto : Shutterstock

É possível integrar caroços de abacate na sua pilha de compostagem. Os grãos são ricos em cálcio, magnésio e potássio, nutrientes necessários às plantas e ao solo. No entanto, os caroços do abacate demoram muito para se decompor. Para acelerar o processo de decomposição, é aconselhável triturá-los antes de colocá-los na pilha de compostagem. Esta dica é especialmente recomendada pela Organização Mundial do Abacate, cujo conselho foi transmitido por Futuro da Terra. Esta organização, criada em 2016, promove o consumo de abacate e destaca os seus benefícios nutricionais.

Cultivando um abacateiro

Foto : Shutterstock

Esta é uma ideia que fará as delícias dos jardineiros e amantes das plantas. É possível cultivar um abacateiro a partir de um simples caroço de abacate. Esta divertida atividade pode ser feita com as crianças para que possam observar o desenvolvimento da planta a partir do miolo.

Para começar, limpe suavemente o núcleo e mergulhe a extremidade inferior em água. A parte pontiaguda do núcleo deve ficar voltada para cima e permanecer seca. Cole palitos ao redor do caroço para colocá-lo em cima de um copo d'água. Deixe-o em local ensolarado e espere até oito semanas para que germine. Depois de um tempo, o miolo começará a formar raízes que devem estar sempre submersas em água. Quando o broto atinge 15 centímetros, Marmitão aconselha cortar pela metade para incentivar um novo crescimento. Então, quando o caule atingir novamente 15 centímetros, é hora de replantar o abacateiro.

Uma bola de massagem nos pés

Foto : Shutterstock

Esta ideia pode ser surpreendente, mas é eficaz. As bolas de massagem têm muitos benefícios, pois podem aliviar a tensão e estimular os pontos de reflexologia localizados sob os pés. Em vez de comprar bolas de massagem disponíveis no mercado, use um caroço de abacate para se beneficiar de uma solução natural e igualmente eficaz. Basta limpar o núcleo antes de usar e deixá-lo secar em local quente e ensolarado. Em seguida, levante-se, coloque o núcleo sob o arco e mova o pé para frente e para trás para aliviar a tensão.

Um esfoliante para a pele

Foto : Shutterstock

O abacate é uma fruta ideal para cuidar da pele. De acordo com Le Fígaro, nutre e hidrata a pele ao mesmo tempo que proporciona um efeito rejuvenescedor que ajuda a reduzir rugas e cicatrizes. Ideal tanto para pele seca como oleosa, é adequado para todos. Para usar, mergulhe o caroço do abacate em água para amolecê-lo e corte-o em pedaços. Reduza o miolo em pequenos pedaços granulados e coloque tudo no liquidificador. Por fim, misture os pedaços do caroço com um creme hidratante corporal ou gel de banho para aproveitar todos os benefícios do abacate.

Uma tintura vegetal

Foto : Shutterstock

O tingimento vegetal envolve pintar roupas ou tecidos com alimentos como cebola, açafrão ou ruibarbo. Este método é amigo do ambiente e bom para a saúde. Quando quiser começar a tingir vegetais, é aconselhável usar abacate, que é um dos ingredientes mais simples de manusear.

Para tingir roupas ou tecidos, use caroços e cascas de abacate e coloque-os em uma panela com água. Após, Aquitânia on-line recomenda ferver a água em fogo médio por alguns minutos até que comece a ficar com uma cor avermelhada. Retire a mistura do fogo, retire os caroços e as cascas. Esfrie o líquido e pronto: você pode usá-lo para tingir roupas e tecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista pitch Reçeber Nossas Notificações
Fechar
Permitir Notificações