A saga de John Wick não pode continuar para sempre — ou pode? Apesar de todo o sucesso que essa improvável franquia de ação acumulou ao longo dos anos (o suficiente para gerar quatro filmes, dois spin-offs e inúmeros clones), o diretor Chad Stahelski e a estrela Keanu Reeves afirmam que estão dispostos a parar de fazer filmes de John Wick a qualquer momento. É por isso que o mercenário relutante de Reeves aparentemente encontrou seu fim em John Wick: Capítulo 4depois de um monte de prenúncios e um duelo à moda antiga com o ladrão de cena de Donnie Yen, Caine. Mas John Wick está realmente morto? A resposta é um pouco mais complicada do que você pensa.
A morte de Wick é reconhecidamente nebulosa. De acordo com Basil Iwanyk, produtor de todos os quatro filmes de Wick, isso foi um acordo com Reeves. “Fazer esses filmes é tão exaustivo e destrói Keanu, física e emocionalmente”, disse Iwanyk Colisor em setembro de 2023. “No final, ele sempre diz, 'Não posso fazer isso de novo', e nós concordamos com ele. O cara é apenas uma casca de si mesmo porque ele simplesmente sai e vai em frente.”
A fadiga de Reeves chegou ao auge em John Wick: Capítulo 4o suficiente para o ator pedir que seu personagem fosse “definitivamente morto”. Mas, dado seu status de herói de ação icônico e o desejo dos fãs de ver mais Wick no futuro, a equipe criativa optou por um final um pouco menos definitivo. “Nós pensamos, 'Sabe, vamos deixar uma pequena abertura de 10 por cento'”, disse Iwanyk.
Reeves é um dos poucos atores de Hollywood que faz a maior parte de sua própria coreografia de luta. Todo esse desgaste vai pegar qualquer um, e Reeves, 59, não pode continuar fazendo filmes de Wick para sempre. Dito isso, ele e Stahelski ainda estão abertos a uma John Wick 5, assim como Iwanyk e os produtores da Lionsgate.
“Todos nós queremos outro John Wick”, disse Iwanyk. “Não sabemos como será e quando acontecerá, mas nos amamos e amamos este mundo. Vai ser todo mundo tentando descobrir.”
Enquanto as coisas ainda estão muito no ar, Reeves e seu diretor aparentemente têm conversado sobre uma possível sequência. “Keanu e eu conversamos”, Stahelski disse a Josh Horowitz em Feliz Triste Confuso. “Keanu, se você perguntar a ele agora mesmo, 'Você faria John Wick 5?' Ele dizia, 'F*** yeah!' Mas então ele olhava e dizia, 'Bem, o que é? Eu não tenho a mínima ideia.'”
Parece que Reeves teve tempo de sobra para se recuperar do quarto John Wick, e já está se aquecendo para a ideia de retornar para um quinto. Esse é um obstáculo a menos, e outro — a questão da morte de Wick — poderia ser facilmente resolvido por uma cena que foi supostamente cortada de Capítulo 4. Stahelski realmente filmou uma cena que deixou “muito claro” que o personagem ainda estava vivo após seu duelo com Caine, mas sentiu pressão para ajustá-la após uma exibição de teste.
“O público com quem testamos preferiu absolutamente o final ambíguo”, disse o diretor Variedade. Capítulo 4'O próximo corte estendido provavelmente apresentará a cena em questão, e isso pode tornar muito mais fácil retornar para um quinto filme de Wick.
Em novembro de 2023, os executivos da Lionsgate confirmaram que John Wick 5 estava nos estágios iniciais de desenvolvimento. O estúdio tem todos os motivos para pressionar por mais filmes seguindo o homem de preto de Reeves, mas cabe ao ator e seu diretor no final do dia. Stahelski disse Inverso que ele tem “cadernos e cadernos” cheios de ideias para sequências, ideias que poderiam levar a franquia de um quinto filme para um nono. “Temos ideias para dias”, ele explicou, “Só não temos a história pronta.”
Felizmente, há um pouco de tempo para encontrar um caminho a seguir. Com o próximo spinoff da franquia, Bailarinaadiado um ano inteiro para 2025, o grupo de cérebros de John Wick está claramente pensando muito sobre o futuro deste mundo. EWStahelski está ajudando Bailarina diretor Len Wiseman em trazer um pouco mais de ação para o primeiro plano. Embora isso seja bom para o spinoff, os fãs podem esperar um pouco para saber sobre o destino de John Wick. Paciência será uma virtude daqui para frente, mas pelo menos nosso assassino favorito ainda não está completamente fora da luta.
Este artigo foi publicado originalmente em