John Cleese conta como seu filme Um Peixe Chamado Wanda foi tão engraçado que matou um homem.
Em entrevista ao GB News, o comediante disse que uma cena envolvendo o colega de elenco Kevin Kline fez um homem morrer de rir.
“Matamos um homem”, ele disse. “Kevin Kline e eu matamos um homem na Dinamarca, ele era dentista, ele tinha uma risada enorme. Uma risada famosa. Muito popular.
'Foi em Aarhus, não uma cidade grande, mas todo mundo o conhecia. E ele foi ver Wanda e começou a rir depois de dois minutos e não parou mais. Eles o carregaram morto, ele teve um ataque cardíaco.'
O homem era, na verdade, um fonoaudiólogo e não um dentista: Ole Bentze, de 56 anos. “Fiquei chocado ao ouvi-lo cair na gargalhada daquele jeito”, seu assistente Einer Randel contou mais tarde ao jornal médico dinamarquês Medicine Today, conforme relatado pela Vanity Fair. “A próxima coisa que eu soube é que ele estava morto.”
Um relatório do legista estimou que a frequência cardíaca de Bentzen disparou para entre 250 e 500 batimentos por minuto, desencadeando uma parada cardíaca fatal.
A lenda do Monty Python fez a admissão durante o último episódio de sua nova série do GB News, Dinosaur Hour, que será exibida amanhã à noite.
Ele também falou sobre o conforto que o humor pode trazer.
A estrela de Fawlty Towers disse: 'Percebi há cerca de dez anos que fazer as pessoas rirem é fazer mais do que apenas fazê-las rir.
“Quando você faz uma Comic Con ou algo assim e as pessoas vêm e dizem: “obrigado por me fazer rir todos esses anos”, isso deixa uma lágrima no olho.
'E as mulheres dizem algo diferente, elas dizem “obrigada por ajudar a formar meu senso de humor”. E é adorável, lindo.
'Alguns outros dizem obrigado por me ajudar em alguns dos períodos difíceis. E você de repente percebe que se as pessoas riem, isso ajuda, não é apenas entretenimento.
'Tom Stoppard, o grande dramaturgo, disse uma vez uma coisa linda, ele disse 'a menor distância entre duas pessoas é uma risada'. E ele está certo.'
Cleese se abriu durante uma entrevista com o ator e comediante americano Rob Schneider, ex-membro do elenco e roteirista do Saturday Night Live.
Ele diz a Cleese: “O mais bonito é, e tenho certeza que isso já aconteceu com você, quando alguém chega e diz: “minha mãe e eu assistimos aquele filme e rimos muito, e eu nunca vou esquecer isso”.
Cleese também discutiu como o Monty Python ajudou aqueles envolvidos na Guerra da Bósnia na década de 1990, como ele descobriu mais tarde ao filmar na região.
Ele disse: 'Havia atiradores atirando em pessoas que atravessavam a rua. Eles estavam me contando sobre isso e eu disse “como você conseguiu?”
'E eles me disseram uma coisa extraordinária, eles disseram “bem, nós encontramos um estacionamento subterrâneo e o convertemos em um cinema e exibimos filmes de comédia”. Eu disse “sério?”, eles disseram “sim”, havia muito Monty Python porque eles amam isso, os bósnios.
'O extraordinário foi que depois que eles estavam lá e riram por uma hora e meia, eles saíram e se sentiram melhor.
'Nada havia mudado, estava tão horrível quanto quando eles entraram, mas eles se sentiam melhor. Há algo sobre o riso que tem esse efeito maravilhoso de mover as pessoas para uma espécie de parte mais positiva de suas mentes.'
Cleese não é o único homem cuja comédia ceifou uma vida. Em 24 de março de 1975, Alex Mitchell, de King's Lynn, morreu rindo enquanto assistia ao episódio de Lung Fu Kapers de The Goodies. Após 25 minutos de risadas contínuas, ele morreu de insuficiência cardíaca. Mais tarde, sua viúva enviou à equipe uma carta agradecendo por tornar os momentos finais de Mitchell tão agradáveis.
Qualquer dinheiro que você contribuir financiará diretamente mais análises, entrevistas e reportagens — o tipo de cobertura aprofundada que está cada vez mais difícil de financiar com a renda cada vez menor de publicidade, mas que achamos que o vibrante cenário de comédia do Reino Unido merece.
- O Dinosaur Hour vai ao ar no GB News amanhã às 21h
Publicado: 18 de novembro de 2023