Pular para o conteúdo

Gengibre: dê um zoom neste superalimento bom para o corpo e para a digestão

ginger

O gengibre é um ingrediente conhecido (e apreciado) na culinária, mas também é uma verdadeira panacéia fitoterápica, para ter sempre à mão. Os seus benefícios são numerosos: melhora a digestão, acalma a tosse, ajuda a controlar o peso… Graças ao gingerol, que também provoca formigueiro quando consumido, esta raiz que pode ser encontrada nos supermercados tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antipiréticas e antibacterianas. . Excelente aliado da saúde no inverno e um reforço de sabor na culinária, descubra a longa lista de efeitos benéficos do gengibre.

Os benefícios do gengibre

Os benefícios mais conhecidos do gengibre dizem respeito ao sistema imunológico e à digestão, mas não só. Fortalece o sistema imunológico, ajuda a aliviar dores de garganta, tosses e resfriados, é muito eficaz para má digestão e refluxo e é um dos remédios naturais mais úteis para náuseas. Além disso, é considerado um ingrediente natural que ajuda a emagrecer, pois, na verdade, o consumo diário de um pouco de gengibre ajuda a reativar o metabolismo, queimar gordura e promover a saciedade. O gingerol aceleraria o metabolismo, aumentaria a temperatura corporal e, portanto, exigiria um melhor aproveitamento das reservas de gordura corporal. Como parte de uma alimentação saudável e equilibrada, e dadas as suas muitas outras propriedades, é um suplemento natural a considerar. A dose diária recomendada é de 20 a 30 gramas de gengibre fresco ou 4 gramas de gengibre em pó.

Contra-indicações

Mesmo os extratos naturais nem sempre são adequados para todos. O gengibre, por exemplo, pode potencializar a ação dos anticoagulantes e interferir no efeito dos medicamentos utilizados no combate ao diabetes e à hipertensão. Além disso, por aumentar a secreção biliar, é contraindicado se você sofre ou já sofreu de cálculos biliares. Neste caso, é sempre melhor consultar um médico.

Como aproveitar os benefícios do gengibre?

Descasque e pique o gengibre, coloque-o em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por alguns minutos. Se estiver muito amargo, você pode adicionar um pouco de mel. É o remédio ideal para usar depois de uma refeição pesada, quando sentir aquela sensação de “peso” no estômago. Consumido desta forma, o gengibre fica levemente concentrado e é a maneira perfeita de ver como seu corpo reage, caso você nunca tenha experimentado. Se quiser usá-lo para combater um resfriado, você pode misturá-lo com frutas cítricas, como limão e laranja, para aumentar a vitamina C.

Chás de ervas com gengibre

Além da versão DIY, você pode aproveitar os benefícios de um bom chá de gengibre escolhendo uma decocção pronta em sachês ou a granel, para infundir por alguns minutos em água quente.

Chá Nutra – Chá de Gengibre e Ginseng

Jardin Bio – infusão de gengibre e limão

Yogi Orgânico – Infusão de Laranja e Gengibre

Gengibre em pó

O gengibre em pó é a versão mais fácil de usar na culinária para dar sabor aos pratos: desde sopas até carnes brancas e vegetais, sem esquecer bolos e biscoitos.

Amoseeds – Gengibre em pó orgânico

Alimentos Crus – Gengibre Orgânico em Poudre

Bebidas de gengibre

Se você gosta do sabor do gengibre, mas não quer prepará-lo, pode guardar o suco concentrado na geladeira, para adicionar em bebidas como chás e sucos, mas também em seus pratos. O importante é escolher produtos que contenham apenas matérias-primas de qualidade, de preferência concentradas e provenientes da agricultura biológica.

Gimber – concentrado de gengibre orgânico

Höllinger, BIO Shot Immun PLUS com Zenzero

Suplementos de gengibre

Quando os distúrbios digestivos são mais graves e incômodos ou o enjoo de viagem é particularmente debilitante, podemos recorrer a preparações à base de gengibre em pó, muito mais concentrados e potentes que a planta fresca. Mas antes de incorporá-los à sua dieta, consulte sempre o seu médico: os suplementos alimentares podem ter efeitos colaterais desagradáveis ​​e inesperados.

Arkopharma – Arkocaps gengibre

WeightWorld – Cápsulas de Gengibre em Pó

Gengibre para combater distúrbios sazonais

Se resfriados, tosses e dores de garganta continuam a atormentá-lo com a chegada do primeiro frio e você não consegue preparar uma infusão de gengibre fresco, basta arranjar um pouco simples e prático. Cuidado para não escolher balas doces simplesmente com sabor, mas sim a versão encontrada em farmácias e que é indicada justamente para problemas respiratórios. Feitos de gengibre em pó e possivelmente misturados com outros ingredientes benéficos, antibacterianos e antiinflamatórios, proporcionam alívio para quem está se recuperando da gripe.

Prowise – gomas de cúrcuma e gengibre

Propolia – Pastilhas de Cidra de Gingembre

Tradução de Julie Rodhon

Artigo publicado originalmente em vogue.it

Encontre também em Vogue.fr:

Esta receita de doces energéticos é o segredo mais bem guardado das festeiras
Dieta dissociada: um naturopata me recomendou esta dieta para melhorar minha digestão e perder peso
Vitamina B12: para que serve exatamente e como saber se você tem deficiência?

Mais Vogue em vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista pitch Reçeber Nossas Notificações
Fechar
Permitir Notificações