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Fórum de Leitores: Alimentando o potencial atlético: defendendo os benefícios práticos da creatina monohidratada

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No mundo dos esportes e da saúde em geral, ficar mais forte pode ser como escalar uma colina difícil. Quando eu era criança, estava imerso nos esportes, e minha jornada para ganhar crescimento muscular era um desafio contínuo para mim, que lembrava navegar por picos e vales desafiadores da busca atlética. Durante o período de entressafra de basquete, me deparei com o Monohidrato de Creatina (CrM), que se mostrou promissor em me ajudar com meu tamanho e força. No entanto, houve vários avisos sobre potenciais efeitos secundários em diferentes artigos, muitas vezes em desacordo entre si. Até minha mãe era muito cética em relação a esse suplemento, e essa combinação atrasou minha decisão de comprá-lo. Por fim, fiquei impaciente e dei uma chance ao CrM. Depois de apenas um mês de consumo e treinamento com pesos, observei aumentos significativos no desempenho e fui levado a mergulhar fundo neste suplemento de fortalecimento.

A creatina monohidratada é frequentemente perdida em centenas de outros suplementos que os “ratos de academia” usam. O que o diferencia é o fato de ser o mais pesquisado de todos os suplementos do mercado atualmente. A lógica por trás deste suplemento vem de centenas, senão milhares de pesquisas e estudos de caso. Estudos mostram que aqueles que buscam desempenho atlético de qualquer tipo – quando tomam creatina e fazem exercícios – verão um aumento na força e na potência sem um aumento significativo na gordura corporal (Pearson et al.). A creatina é uma substância que ocorre naturalmente no corpo e também pode ser obtida através de fontes alimentares, principalmente carne vermelha. No entanto, o nosso corpo tem mais capacidade de absorver e integrar a creatina no nosso corpo do que a que recebemos dos alimentos. Daí porque um suplemento foi criado. Ele vem em duas formas diferentes: cápsulas e pó. De acordo com o estudo do International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, existem muitas variedades diferentes que visam resultados diferentes, mas a Creatina Monohidratada é a mais pesquisada e provou apresentar os melhores resultados (Askow).

Esse material atua dentro do corpo, auxiliando na regeneração de ATP e auxiliando na recuperação muscular de longo e curto prazo. Também puxa água para os músculos e ajuda a acelerar a recuperação muscular. Quanto mais água os seus músculos conseguirem reter, mais rápido e eficaz será o processo de recuperação muscular. Alguns podem ver isso como um atalho; mas é uma abordagem prática para melhorar o desempenho atlético. Não é apenas para atletas competitivos que buscam status universitário ou mesmo profissional, mas para qualquer pessoa que inclua um regime de exercícios em sua programação semanal. É para quem procura melhorar a capacidade atlética e a força geral – quem não quer isso?

Tudo bem, pelo que parece, alguns podem pensar que é mágico. Não é uma solução mágica; é um compromisso. Depois de combinar este produto com o bom e velho treinamento de exercícios/resistência, você poderá colher os benefícios. O estudo do Dr. Darren G. Burke nos mostra que o compromisso tanto com o CrM quanto com exercícios regulares levarão a ganhos de massa corporal e tecido magro (Burke et al., “The Effect of Whey Protein Supplementation”). Como a creatina é alimentada nos músculos para ajudar no processo de recuperação e fortalecer a capacidade muscular de trabalhar mais, é importante implementar alguma forma de desenvolvimento muscular em sua programação semanal. Não precisa ser todos os dias, porém é fundamental ser consistente na sala de musculação junto com a ingestão. Embora os benefícios possam parecer mágicos, tudo se resume a um compromisso com um estilo de vida que exige consistência e que proporciona resultados reais. O medalhista de ouro Michael Johnson é um dos milhares de atletas que afirmam que a creatina melhorou as suas capacidades para competir em competições, enquanto 50% dos jogadores da NFL afirmam tomar creatina de forma consistente (Hall).

Dr. Darren G. Burke e seus associados realizaram um estudo sobre o efeito do CrM combinado com treinamento de resistência. Eles queriam saber como os músculos se adaptaram durante 6 semanas de treinamento de resistência e suplementação de creatina. Eles concluíram que aqueles que participaram de treinamento de resistência combinado com creatina tiveram um aumento maior na massa corporal e no tecido magro do que aqueles que tomaram placebo (Burke et al., “The Effect of Whey Protein Supplementation”). Existem muitos estudos como este, onde mais de 50 pessoas (atletas, não atletas, pais, jovens adultos, etc.) foram selecionadas para se tornarem participantes para ajudar a pesquisa a compreender melhor os efeitos do CrM. Todos pareciam ter tido resultados semelhantes no crescimento muscular e aumento de força.

Acredito que não se trata apenas de lógica; é ético. Para mim, trata-se de endossar um produto que não apenas se mostra eficaz, mas que se alinha com o panorama geral da saúde e do bem-estar geral que todos com disciplina buscam. Não é apenas um suplemento de ginástica; é uma escolha de estilo de vida que traz resultados reais e tangíveis. Isso tira as pessoas da cama para fazer exercícios. Pode servir como motivação.

Embora a creatina seja muito usada em todos os esportes, muitos criam falsas acusações a partir de rumores que ouvem de amigos e da internet (que são sempre corretos, certo)? Os críticos tentam lançar dúvidas sobre este produto. Mas quando você ilumina essas dúvidas com a luz da ciência, elas desaparecem, como sombras quando a luz se acende. Alguns críticos argumentam que isso apenas cria ganhos superficiais com muitos riscos, como perda de cabelo, inchaço, problemas renais e estomacais. Porém, em relação aos ganhos superficiais, pesquisas sugerem que o aumento do conteúdo de creatina muscular não é de fato superficial, mas real e sustentável. Embora um estudo tenha tentado mostrar que a creatina causa perda de cabelo e problemas renais, os pesquisadores continuam mostrando que essas afirmações não são consistentes com centenas de outras que foram realizadas. Alguns indivíduos alegaram ter sentido dores de estômago após tomar CrM. Embora tenha sido comprovado que isso é causado pela creatina, é incomum. Para aqueles que experimentam isso, um pó mais fino em creatina monohidratada chamado creatina micronizada é projetado para tratar a sensibilidade digestiva (Riebl e Davy). A declaração de posição da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva afirma que não há evidências científicas de efeitos colaterais ou efeitos adversos quando a creatina monohidratada é usada adequadamente. Consuma de 5 a 8 gramas por dia, beba a quantidade recomendada de água todos os dias (10 a 16 xícaras) e faça exercícios de forma consistente. Esse é o segredo do sucesso.

Concluindo, o CrM é um suplemento que ajudará qualquer pessoa a atingir seus objetivos de condicionamento físico. Quando eu estava lutando para alcançar meus objetivos atléticos, a creatina foi a maior ajuda para me impulsionar fisicamente, o que levou a um aumento de confiança. Não é apenas um suplemento que você joga na academia ou deixa no armário. A creatina é uma chave que abre a porta para alcançar seus objetivos físicos. É hora de pegar a chave e destrancar a porta. É uma virada de jogo, apoiada pela ciência, histórias pessoais e adotada pela comunidade de fitness. Não é apenas um suplemento; é seu amigo ajudando você a se tornar quem você deseja ser. Se você está pronto para ser disciplinado e consistente nos exercícios, é hora de torná-los parte de sua vida.

Jantzen Marcum

Rexburg, Idaho

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