Modelo que virou atriz Cameron Diaz ganhou fama e aclamação nos anos noventa e além com uma série de performances excepcionais. Ela surpreendentemente desapareceu do público nos últimos anos. Seu último papel no cinema foi em 2014 com o remake um tanto desastroso do musical da Broadway “Annie”.
Diaz teve um início auspicioso em sua carreira. Sem nenhuma experiência anterior em atuação, ela ganhou o papel feminino principal em Jim Carrey filme “The Mask”. Esse filme levou a uma série de outros papéis, mas foi somente alguns anos depois que ela teve um papel coadjuvante no Júlia Roberts filme “O Casamento do Meu Melhor Amigo” que ela realmente se tornou uma força no cinema.
Esses papéis levaram a trabalhos mais aclamados, rendendo a ela um total de quatro indicações ao Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Atriz dos Críticos de Cinema de Nova York (“Quem Vai Ficar com Mary”) e três indicações ao SAG Awards. Uma parte estranha da carreira de Diaz é que nenhuma das indicações ao Globo (“Gangs of New York”, “Quem Vai Ficar com Mary”, “Vanilla Sky” e “Quero Ser John Malkovich”) lhe renderam indicações ao Oscar. Foi particularmente chocante com as duas últimas, já que ela também teve indicações ao SAG Awards.
Apesar de sua falta de sucesso com os eleitores do Oscar, Diaz construiu um longo currículo de filmes de sucesso. É um pouco misterioso o motivo de ela ter ficado ausente das telas de prata nos últimos cinco anos. Sua última performance como Miss Hannigan, a ameaçadora dona de orfanato no remake de hip hop “Annie”, lhe rendeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, mas espero que essa não seja sua última performance nas telas.
Visite nossa galeria de fotos acima, onde classificamos as 15 melhores performances de Diaz, da pior à melhor.
-
15. A VESPA VERDE (2011)
Diretor: Michel Gondry. Roteiristas: Seth Rogen, Evan Goldberg. Estrelando Seth Rogen, Christoph Waltz, David Harbour.
O Besouro Verde é um personagem super-herói que remonta ao rádio. Ele apareceu em vários formatos, como uma série de televisão nos anos 60. Quando finalmente chegou às telonas nesta versão que enfatizava a comédia tanto quanto o heroísmo, a reação não foi tão positiva. Diaz interpreta o personagem padrão do tipo interesse amoroso do herói.
-
14. O FERIADO (2006)
Diretor e roteirista: Nancy Meyers. Estrelando Kate Winslet, Jude Law, Jack Black.
“The Holiday” é um filme de Natal de Nancy Meyers, mais conhecida por filmes como “Something's Gotta Give” e “The Parent Trap”. O filme retrata duas mulheres, uma em Los Angeles e outra no Reino Unido, que decidem trocar de casa durante as férias. Cada uma ganha uma visão sobre suas próprias vidas por meio da mudança de cenário.
-
13. UMA VIDA MENOS COMUM (1997)
Diretor: Danny Boyle. Roteirista: John Hodge. Estrelando Ewan McGregor, Holly Hunter, Delroy Lindo.
Diaz estrelou este terceiro filme do diretor Danny Boyle e sua continuação do bem-sucedido “Trainspotting”. Infelizmente, a magia não foi transferida para este filme e ele não foi muito bem recebido. Diaz interpreta uma vítima de sequestro com quem dois anjos da guarda se intrometem para tentar fazê-la se apaixonar por seu captor.
-
12. MAU PROFESSOR (2011)
Diretor: Jake Kasdan. Roteiristas: Gene Stupnitsky, Lee Eisenberg. Estrelando Jason Segal, Justin Timberlake, John Michael Higgins.
Esta comédia é bem autoexplicativa. Diaz interpreta uma professora ruim. Ela odeia seu trabalho e sua carreira, mas só continua com eles por seu desejo de poder pagar por implantes mamários.
-
11. A COISA MAIS DOCE (2002)
Diretor: Roger Kumble. Roteirista: Nancy M. Pimental. Estrelando Thomas Jane, Christina Applegate, Jason Bateman.
Este filme escalou Diaz como uma mulher que tem dificuldade em namorar homens e frequentemente se vê não os tratando muito bem. Ela tem que domar seus modos quando encontra um homem em quem ela realmente está interessada.
-
10. UM DOMINGO QUALQUER (1999)
Diretor: Oliver Stone. Roteiristas: John Logan, Oliver Stone. Estrelando Al Pacino, Jamie Foxx, Dennis Quaid.
O vencedor do Oscar Oliver Stone focou suas atenções no mundo do futebol com este filme que retrata as políticas dentro e fora do campo que afetam o jogo. Diaz interpreta a filha agressiva do dono do time que tem ideias fortes sobre o que deve e o que não deve ser feito para comandar o time do pai.
-
9. AS PANTERAS DE CHARLIE (2000)
Diretor: McG. Roteiristas: Ryan Rowe, Ed Solomon, John August. Estrelando Drew Barrymore, Lucy Liu, Bill Murray.
A série de televisão de grande sucesso dos anos setenta que fez de Farrah Fawcett, Kate Jackson e Jaclyn Smith ícones da TV foi revivida pela primeira vez nesta versão cinematográfica. Drew Barrymore coproduziu o filme, mas generosamente deu à sua colega de elenco Diaz o mais chamativo dos três papéis. O filme fez uma declaração política, pois os produtores se recusaram a fazer com que os Angels usassem qualquer tipo de arma de fogo ou armas na solução de crimes.
-
8. NO LUGAR DELA (2005)
Diretor: Curtis Hanson. Roteirista: Susannah Grant. Estrelando Toni Collette, Shirley MacLaine, Anson Mount.
Diaz estrela como a mais chamativa e festeira das duas irmãs. Toni Collette interpreta a mais quieta e certinha das duas. As duas irmãs têm um relacionamento combativo que é alterado quando a avó que elas nunca conheceram entra em cena. Shirley MacLaine recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como a avó.
-
7. A MÁSCARA (1994)
Diretor: Chuck Russell. Roteirista: Mike Werb. Estrelando Jim Carrey, Peter Riegert, Amy Yasbeck.
Diaz era uma modelo trabalhadora sem experiência em atuação quando foi escalada como a protagonista feminina neste filme de Jim Carey. Diaz interpreta uma cantora de jazz glamurosa que conhece Carey, que interpreta um bancário educado que se transforma em um super-herói maníaco quando coloca o título de “máscara”.
-
6. SHREK (2001)
Diretor: Andrew Adamson, Vicky Jenson. Roteiristas: Ted Elliott, Terry Rossio, Joe Stillman, Roger SH Schulman. Estrelando Mike Myers, Eddie Murphy, John Lithgow.
Diaz deu voz a um dos filmes mais populares da Disney em “Shrek”. Ela interpreta a Princesa Fiona, uma princesa colocada sob uma maldição que a transforma todas as noites em um ogro. Ela tenta, a princípio, quebrar o feitiço encontrando um belo príncipe, mas, em vez disso, ela se apaixona por outro ogro, o personagem-título Shrek.
-
5. GANGUES DE NOVA YORK (2002)
Diretor: Martin Scorsese. Roteiristas: Jay Cocks, Steven Zaillian, Kenneth Lonergan. Estrelando Leonardo DiCaprio, Daniel Day-Lewis, John C. Reilly.
O aclamado drama de Martin Scorsese retratando a guerra de gangues na década de 1800 em Nova York recebeu dez indicações ao Oscar, mas foi completamente excluído da cerimônia. Diaz foi indicada para Melhor Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro por seu papel como uma batedora de carteiras por quem dois dos personagens principais se apaixonam.
-
4. CÉU DE BAUNILHA (2001)
Diretor e roteirista: Cameron Crowe. Estrelando Tom Cruise, Penélope Cruz, Kurt Russell.
Este remake do filme espanhol de Alejandro Amenábar “Abre Los Ojos” escalou Penélope Cruz para o mesmo papel que ela interpretou na versão espanhola. Diaz tem um papel pequeno, mas aclamado, como uma mulher apaixonada pelo personagem principal que vai a medidas extremas no relacionamento. Ela ganhou uma indicação ao Globo de Ouro e ao SAG pelo filme, mas não conseguiu uma indicação ao Oscar.
-
3. O CASAMENTO DO MEU MELHOR AMIGO (1997)
Diretor: PJ Hogan. Roteirista: Ronald Bass. Estrelando Julia Roberts, Dermot Mulroney, Rupert Everett.
O status de estrela de Diaz foi consolidado com seu papel coadjuvante nesta comédia romântica estrelada por Julia Roberts. É uma tarefa assustadora ganhar a lealdade do público ao lado de Roberts, que estava no auge de seu status como a queridinha da América, mas foi isso que Diaz fez. Roberts interpreta uma mulher cujo amigo da faculdade está prestes a se casar com Diaz, mas Roberts decide que quer se casar com o cara e parte para acabar com o casamento.
-
2. Há algo sobre Maria (1998)
Diretores: Bobby Farrelly, Peter Farrelly. Roteiristas: Ed Decter, John J. Strauss, Peter Farrelly, Bobby Farrelly. Estrelando Ben Stiller, Matt Dillon, Lee Evans.
Esta comédia ultrajante coloca Diaz como o objeto do desejo de vários homens neuróticos. Diaz brilha neste filme e demonstra claramente o que o título deste filme significa. Realmente há algo sobre Mary. Diaz enviou ondas de choque através da corrida de prêmios quando ganhou o New York Film Critics Award como Melhor Atriz. A comédia não era o que as pessoas geralmente pensavam como material para prêmios. Diaz também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria Comédia.
-
1. QUERO SER JOHN MALKOVICH (1999)
Diretor: Spike Jonze. Roteirista: Charlie Kaufman. Estrelando John Cusack, Catherine Keener, John Malkovich.
Este filme altamente inventivo conta a história de um arquivista que encontra um portal que lhe permite entrar na mente do ator John Malkovich (interpretando a si mesmo). Diaz interpreta a infeliz esposa do arquivista que fica fascinada com o portal e entra em um caso com uma mulher enquanto ela está dentro da mente de Malkovich. Diaz novamente ganhou indicações ao Globo de Ouro e ao SAG, mas foi deixado de fora no Oscar.