O ex-detetive de Miami que virou inspetor de alimentos Andrew Yancy (Vince Vaughn) vê uma chance de recuperar seu antigo emprego com um novo caso envolvendo um braço misteriosamente decepado.
O que é o verão sem um mistério de assassinato arejado e paradisíaco? Entre Macaco mauuma adaptação do romance cult best-seller de Carl Hiaasen e o mais recente esforço de Ted Laço e Encolhendo criador Bill Lawrence. Com uma mistura excêntrica similarmente peculiar como esses programas, esta comédia de humor negro de dez episódios se junta à crescente lista de programas de mistério e assassinato na Apple TV+ (veja também: A festa depois, Irmãs máse mais recentemente, Presumido Inocente).
Canalizando pessoas como Dexter e Morte no Paraísoesta é uma aventura policial solidamente divertida que negocia pesadamente em reviravoltas bem envolventes, enquanto se aprofunda na ganância e corrupção tanto em Florida Keys quanto nas Bahamas. O que começa como um caso local envolvendo um membro decepado descoberto em uma viagem de pesca rapidamente se transforma em uma investigação cada vez mais absurda, completa com golpes, máfias russas, policiais corruptos e magia vodu. Alguns espectadores, é justo dizer, podem precisar suspender um pouco de descrença enquanto esse ridículo aumenta.
Tudo poderia parecer complicado se não estivesse bem amarrado com uma narração hilária.
De fato, sua diversão com a série dependerá, sem dúvida, de quão a bordo você está com o ator principal. Como o ex-detetive do Departamento de Polícia de Miami que virou inspetor de alimentos Yancy, Vince Vaughn é Vince Vaughn-ing por toda a loja aqui, sua persona espertinha de assinatura trabalhando a todo vapor. Ele raramente foi mais forte, e há um elenco incrível para apoiá-lo, o show brilhando melhor ao explorar a dinâmica de seu conjunto excêntrico, peculiar e cativante.
Michelle Monaghan se diverte muito como a maluca Bonnie, que tem alguns encontros bizarros com a lei; Deadpool e WolverineRob Delaney mastiga o cenário como um vilão vigarista de segunda categoria; e o relacionamento de Yancy com seu parceiro Rogelio (John Ortiz) acrescenta um elemento surpreendentemente charmoso, encontrando profundidade e afeição genuínas, incomuns em um relacionamento tradicionalmente masculino. Mas é Jodie Turner-Smith que rouba a cena aqui com uma performance poderosa como a complexa e misteriosa Rainha Dragão na ilha de Andros, nas Bahamas. Tudo poderia parecer difícil de manejar, se não estivesse perfeitamente amarrado com uma narração hilária cortesia do Tom Nowicki de voz rouca.
A narrativa entrelaçada de mistério e assassinato habilmente une dois arcos paralelos, ambos envolvendo gananciosos incorporadores imobiliários, que se juntam perfeitamente no final da série. Como no romance, o mistério é infelizmente resolvido surpreendentemente rápido, e você sente que dois ou três episódios poderiam ter sido cortados da sequência de dez episódios para uma história mais condensada. Mas é uma prova da força da escrita, construção de mundo e performances que é diretamente agradável apenas passar um tempo neste mundo maluco.
Uma fatia ridícula, mas envolvente, banhada pelo sol de comédia policial, Bad Monkey merece ser sua próxima maratona de mistério e assassinato. Com muitas reviravoltas chocantes, este show não é uma praia básica.