Pular para o conteúdo

Crítica de 'Aliens' – Estou impressionado com esta sequência maior, mais cruel e mais sangrenta

O quadro geral

  • Alienígenas
    é um filme superior a
    Estrangeiro
    oferecendo uma visão emocionante e cheia de ação dos xenomorfos e sua rainha.
  • O elenco diversificado de personagens em
    Alienígenas
    acrescenta profundidade e charme, tornando o destino da tripulação mais impactante e intenso.
  • Expansão de Cameron sobre a tradição dos xenomorfos em
    Alienígenas
    se aprofunda na franquia, explorando temas como maternidade e ganância corporativa.



Não sou nenhum novato em James Cameron — nascer em 1998 predispõe a ter Titânico tocou ao seu redor o tempo todo durante os primeiros cinco anos de sua vida — mas serei o primeiro a admitir isso Alienígenas foi um enorme ponto cego na minha educação em filmes de ação, que de outra forma seria muito completa. Apesar de poder assistir praticamente a todos os filmes dos anos 80 no mercado graças aos meus pais, todo o Estrangeiro A franquia como um todo foi algo que senti falta, em parte por causa do meu medo de xenomorfos quando criança (obrigado, Disney World) e em parte porque, apesar do meu apetite voraz por filmes mais maduros, provavelmente está escrito em algum guia para pais que mostrar ao seu filho um filme sobre monstros parasitas sanguinários quando ele tem dez anos não é exatamente aconselhável.


Mas finalmente cheguei lá, graças ao próximo lançamento de Alien: Rômuloo trailer que tanto me assustou e finalmente me intrigou para ver o que era todo esse alvoroço. Eu sempre optei por filmes de monstros mais tradicionais — veja: minha habilidade de citar Os Garotos Perdidos da frente para trás — mas meu fascínio pelas garotas finais me deu confiança de que eu iria gostar da franquia, incluindo a sequência dirigida pelo mesmo cara que comandou Avatarum filme que vi três vezes no cinema quando tinha onze anos, apesar de entender apenas metade.

Tenho certeza de que é uma heresia absoluta, mas Eu acho que sim Alienígenas é o melhor filme dos dois. Ridley ScottO projeto original de, pelo menos para mim, parecia mais suspense do que terror — o gênero que todos chamam de franquia, e onde eu acho Alienígena 3 realmente se destaca — e além do terror inerente ao conceito de facehuggers parasitas, faltava o que todos que eu conheço anunciavam: verdadeiramente assustador. Cameron pegando os aspectos mais emocionantes do que funcionou em Estrangeiro e transformá-los em um filme de ação se encaixa muito melhor nos xenomorfos (e sua rainha).



'Aliens' tem um elenco de personagens muito mais forte do que sua irmã mais velha

Também ajuda o fato de eu ficar imediatamente mais apegado à equipe com a qual Ripley selou Alienígenas. Enquanto o Nostromo estava absolutamente lotado de grandes nomes de Hollywood, incluindo Harry Dean Stanton e João Feridohá uma quantidade imensa de charme na operação militar desorganizada que me deixa ainda mais chateado quando eles são lentamente eliminados um por um. (Mesmo tendo uma atriz branca Jenette Goldstein interpretar uma latina particular é uma escolha extremamente equivocada.) Elas têm o tipo de personalidade bombástica que os personagens em Estrangeiro faltou (em favor da abordagem narrativa mais contida de Scott), e é impossível resistir Bill PaxtonO charme de 's como o apavorado Soldado Hudson, chegando apenas um ano depois de interpretar o irmão mais velho idiota Chet em John Hughes' Ciência Estranha.


Paulo ReiserA vez de Carter Burke como o decadente e dissimulado Carter Burke também é um destaque, principalmente porque sua presença expande um dos temas que mais me interessavam no filme original: a Weyland-Yutani Corporation tentando usar os xenomorfos como armas biológicas. Ainda mais porque eu realmente apreciado o pequeno esquisitão na primeira metade do filme, que rapidamente se transformou em uma grande ovação quando um dos muitos xenomorfos decidiu que já estava farto de sua BS e (presumivelmente) arrancou seus membros de seu corpo. Sério, eu deveria saber que ele estava desconfiado desde o começo — quero dizer, que chega a uma estação espacial militar vestido como um yuppie?

Expansão 'Aliens' no Xenomorph Lore fortalece toda a franquia

Imagem via 20th Century Fox


Alienígenas expande o universo da franquia mais do que qualquer um de seus filmes irmãose esse talvez seja seu ponto mais forte para alguém que está chegando à série com olhos totalmente novos. Ao contrário Estrangeiroque se tornou tão culturalmente onipresente que qualquer jovem cinéfilo está fadado a encontrar spoilers como eu encontrei, Alienígenas era um terreno totalmente novo para mim — ainda mais novo do que Alienígena 3que eu tinha visto de vez em quando graças ao podcast que eu faço sobre estrelas Paulo McGann — e além de saber da existência de Carrie Henn's Newt graças ao pôster do filme, tudo foi uma surpresa completa.


Algumas pessoas reclamam que Cameron levou a tradição dos xenomorfos “longe demais” quando introduziu a ideia de uma abelha rainha xenomorfo e sua ninhada, mas para mim, é exatamente o tipo de exploração que eu queria de Estrangeiro originalmente, como uma garota que cresceu obcecada por monstros a ponto de eu estar assistindo Van Helsing muito jovem. Ainda há muita coisa que não sabemos sobre os próprios alienígenas neste momento — de onde eles vieram, por que eles matam, o que (se houver algo) pode matar eles – mas Cameron tropeça em uma exploração temática da maternidade quase por acidente com a rainhaalgo que o filme original de Scott aborda com seus facehuggers e chest bursters trazendo à tona medos de gravidez como invasão parasitária. Newt e Ripley, que se torna a mãe de aluguel da menina, são um espelho e contraste para a rainha e suas centenas de ovos, uma figura materna por escolha e não por força, da mesma forma que toda a colônia de terraformação de LV-426 encontrou seu destino terrível.


Combine isso com uma melhor compreensão da Weyland-Yutani Corporation — uma megaentidade que faz parcerias com os militares quase como se fossem donos deles — e Cameron fez o triplo do trabalho que Scott teve para desenvolver o Estrangeiro universo em algo grande e icônico o suficiente para se agarrar. Sem este filme, ainda poderíamos ter Alienígena 3 e Alien: Ressurreiçãomas tenho quase certeza de que não seria o caso dos punhados de romances, histórias em quadrinhos, videogames e outros spin-offs que a franquia gerou desde 1986. Embora Scott tenha sido quem estabeleceu a sensação vivida do Estrangeiro franquia que a torna tão memorável, Cameron levou essa ideia até o fim, preparando o cenário para o que talvez ninguém esperasse que seria uma franquia ainda viva e bem quase quarenta anos depois.

Cartaz do filme Aliens

ANÁLISE

Alienígenas

Aliens é o melhor filme da franquia, superando até o original.

Prós

  • James Cameron nos leva mais longe neste mundo do que Ridley Scott.
  • Os personagens são todos aqueles com os quais você se importa, pois eles são cada vez mais escolhidos.
  • Aliens explora as ideias e os elementos dos seres assassinos com mais profundidade do que o original.


Alienígenas está disponível para transmissão no Max nos EUA

ASSISTA NO MAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *