Pular para o conteúdo

‘Bebi chá de limão e gengibre durante duas semanas – foi isso que fez com a minha saúde’

ginger
Bebi chá de limão e gengibre duas vezes ao dia durante duas semanas (Imagem: Fiona Callingham)

Estamos cada vez mais próximos dos meses de inverno, gostemos ou não.

E para muitos de nós, inclusive eu, isso muitas vezes traz consigo uma dose de doenças sazonais.

Tendo recentemente sofrido uma série de problemas de saúde, que incluíram testes positivos para Covid e recuperação de uma cirurgia fechada, eu estava mais determinado do que nunca a não permitir que o tempo frio prejudicasse minha saúde e bem-estar.

Semanas atrás, experimentei o chá de açafrão, para ver se poderia ajudar a aliviar um pouco o inchaço pós-operatório que estava sentindo.

Embora os efeitos não parecessem concretos, isto despertou outra ideia – existem outras bebidas quentes que eu poderia tentar para melhorar a minha saúde?

Com muitos dos meus amigos enfrentando crises de resfriados e gripes, procurei maneiras de fortalecer meu sistema imunológico.

Conversei com vários especialistas que recomendaram a combinação de limão e gengibre como forma de evitar doenças indesejadas.

Matt Durkin, especialista em vitaminas da Sealions, explicou: “Tanto o limão quanto o gengibre são ricos em antioxidantes e vitamina C, que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

“A vitamina C apoia a produção de glóbulos brancos, essenciais para combater infecções.”

Ele também observou que o gengibre pode ajudar com problemas digestivos, como náusea, indigestão e distensão abdominal, bem como inflamação.

Parecia ideal para mim tentar, já que uma cirurgia abdominal que fiz no início de setembro ainda está me causando inchaço e dor indesejados nessa área.

Chá de limão e gengibre pode ajudar a aumentar sua imunidade, dizem especialistas (Imagem: Getty)

Matt acrescentou: “Quando consumida diariamente como bebida quente, a combinação de limão e gengibre pode ter vários efeitos positivos.

“Isso pode incluir melhor digestão, maior imunidade e potencial controle de peso. No entanto, a extensão dessas mudanças pode variar de pessoa para pessoa.”

A Dra. Claire Marie Thomas, da Evergreen Life, apoiou as afirmações de Matt sobre os benefícios que a bebida poderia ter para o nosso sistema imunológico e também para o intestino.

Ela explicou com mais detalhes: “O suco de limão pode ajudar a aumentar os níveis de ácido estomacal, o que é importante para a saúde intestinal.

“Se o seu estômago falha persistentemente em produzir ácido gástrico suficiente, isso pode afetar sua capacidade de digerir e absorver adequadamente nutrientes, como a vitamina B12.”

Isto foi de particular interesse para mim, pois há anos atrás tornei-me deficiente em vitamina B12 e desde então dependo de suplementos diários.

Usamos sua inscrição para fornecer conteúdo da maneira que você consentiu e para melhorar nossa compreensão sobre você. Isso pode incluir anúncios nossos e de terceiros com base em nosso entendimento. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento. Mais informações

Gengibre pode ajudar a reduzir o inchaço (Imagem: Getty)

Estimulado por este conselho, encontrei uma receita simples de uma bebida com limão e gengibre.

Isso envolvia espremer meio limão em uma xícara e adicionar raiz de gengibre fatiada e água quente.

Deixei descansar por três minutos para infundir antes de beber. Para tentar obter os melhores resultados durante um período de duas semanas, bebi isso duas vezes por dia – logo de manhã e antes de dormir à noite.

Algumas receitas aconselham adicionar mel à bebida para doçura, mas achei que ficava bem sem ele.

É claro que não esperava testemunhar quaisquer mudanças repentinas na minha saúde, mas continuei com a minha rotina típica de sempre – em termos do tipo de comida que comia e quando ia para a cama.

Na primeira semana do teste, eu estava sofrendo com fortes cólicas no estômago – um resultado duradouro da cirurgia que tive para remover tecido endometrial de partes do meu corpo.

Isso diminuiu cerca de uma semana depois – embora anteriormente tivessem sido esporádicos, não está claro se isso foi afetado pelo gengibre ou não.

Paralelamente, parte do inchaço que vinha sofrendo diminuiu, mas, novamente, é difícil saber se isso foi apenas parte do processo natural de recuperação.

Minha causa inicial para este teste foi evitar qualquer forma de doença sazonal e, nesse aspecto, foi um sucesso.

Na quinzena de julgamento, um dos meus colegas de casa pegou um resfriado que incluía tosse seca.

Normalmente eu desenvolvia uma doença semelhante alguns dias depois, independentemente de quaisquer esforços que fizéssemos para permanecer isolado.

Mas desta vez consegui evitar sucumbir ao mesmo destino.

Se isso foi sorte ou os efeitos protetores do limão e do gengibre, nunca terei certeza – mas de uma coisa tenho certeza; não faz mal continuar bebendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista pitch Reçeber Nossas Notificações
Fechar
Permitir Notificações