Pular para o conteúdo

A vencedora Christine Ubochi sobre a criação de Funke, Fatima e Madame Bunmi

Criado pela Empire para o chocolate M&M'S.

Os votos foram registrados, as câmeras pararam de rodar e os sacos de M&M'S foram comidos. Sim, esse é o encerramento do M&M'S® Short Film Festival deste ano, reunindo diversas vozes promissoras de cineastas de todo o Reino Unido e capacitando-as a criar novos trabalhos – e um vencedor foi oficialmente coroado. A cineasta Christine Ubochi, de Londres, encantou o público com o trailer que ela enviou para seu conceito de troca de corpos Funke, Fátima e Madame Bunmino qual dois amigos aprendem a se amar ao ver as coisas de uma perspectiva diferente – e, após vencer o concurso, Ubochi recebeu financiamento e orientação para transformar seu trailer de dois minutos em um curta-metragem completo de 20 minutos.

Antes da estreia de Funke, Fátima e Madame Bunmi na loja M&M'S de Londres, Império conversou com Ubochi – falando sobre sua experiência no Festival de Curtas-Metragens, descobrindo que ela havia ganhado e fazendo o curta-metragem.

EMPIRE: Como foi filmar o trailer da competição?

DIA DE CRISTINA: Na verdade, correu bem tranquilo. Não tivemos tempo para realmente pensar no que estávamos fazendo – era só trabalhar e nos dedicar totalmente a isso. Passamos um dia inteiro como uma equipe e terminamos por volta da meia-noite.

Como foi ver sua ideia inicial começar a ganhar vida?

Foi realmente surreal. Foi emocionante ser apoiado pela M&M'S para uma ideia que é literalmente sobre duas melhores amigas trocando de corpo – algo tão caprichoso. Ter pessoas ao redor que realmente acreditaram não só em mim, mas na ideia… Foi realmente inspirador e encorajador para mim continuar.

A filmagem do trailer deixou você animado com a perspectiva de fazer o filme completo?

Isso veio de quando estávamos ensaiando, antes mesmo de começarmos a filmar o trailer. Trabalhar com os três atores principais, ouvir sobre o insight dos personagens e a história de fundo que eles criaram – isso me deixou muito animado, por causa de quanta paixão eles colocaram nisso. Foi divertido ouvir suas ideias e o quanto isso se encaixava com o que eu pensava originalmente sobre os personagens. Quando chegamos no set, foi como, 'Sim, eu definitivamente fazer quero fazer isso.' Mas esse sentimento surgiu muito antes mesmo de filmar.

Como você descobriu que tinha vencido?

Disseram-nos que descobriríamos numa sexta-feira, e eu não achava que ganharia. Eu estava tipo, 'Vamos arrancar o band-aid — diga-me que perdi.' Então enviei um e-mail para eles. E então recebi um e-mail de volta da agência: 'Temos boas notícias. Você está por perto para uma ligação?' Fiquei muito chocado. Não achei que ganharia! Foi muito tranquilo — apenas um dia muito normal até que isso aconteceu.

Como você comemorou?

Eu e minha família fomos para a casa da minha irmã. Nós todos relaxamos, comemos, dançamos. Era um ambiente muito íntimo, e havia muita alegria no ambiente.

Agora você fez o curta-metragem completo – como foi a experiência de criá-lo?

Tivemos seis semanas para escrever, filmar, editar e enviar – seis semanas para literalmente criar um filme inteiro do zero! Definitivamente me esticou. Mas, felizmente, meu mentor me aconselhou a me preparar, só para o caso de eu ganhar. Eu estava pronto para ir, e consegui aceitar o desafio, e fazer o melhor que pude com o tempo que tínhamos. Isso aproximou toda a equipe porque estávamos todos trabalhando em direção a um prazo apertado. Estou muito feliz que tenha sido uma reviravolta rápida, porque agora temos algo que podemos compartilhar com o mundo – um curta de 20 minutos.

O quanto a ideia do curta evoluiu ao longo da competição? Novas cenas surgiram enquanto você fazia o trailer?

Absolutamente. Muito disso surgiu durante o período de ensaio – todo esse mundo novo se abriu para mim. Eu simplesmente buscava inspiração em todos os lugares. “Ah, Funke é assim, Fatima é assim. A razão pela qual eles querem fazer essa troca de corpos é porque eles têm pessoas na escola que são tipo, X, Y, Z.” Transformar isso em um curta-metragem foi apenas mesclar todas essas ideias e condensá-las em um roteiro de 20 minutos.

Há algum momento em particular no filme finalizado do qual você se orgulha particularmente? Especialmente em como ele aborda o tema de pertencimento?

Eu realmente adoro a cena do quarto quando eles estão prestes a trocar seus corpos de volta. Eles têm um momento em que estão contando antes de abrir os olhos, e olham para si mesmos, e quando o fazem a primeira coisa que dizem é, 'Uau. Eles são lindos.' E eu acho que para mim, isso resume a essência do filme. Como humanos, não somos capazes de nos ver pelos olhos de ninguém. Pegar essa noção e colocá-la em uma situação onde, sim, agora eles podem se ver de uma perspectiva diferente, é quando eles percebem que não há nada de errado com eles. Essa coisa toda poderia ter sido resolvida se eles pudessem se ver de uma lente diferente. É como se estivessem se vendo pela primeira vez.

O que a experiência do Festival de Curtas-Metragens M&M'S lhe ensinou em geral?

Só para brincar. Antes, como cineasta, eu colocava muita pressão em mim mesmo. “Preciso fazer isso, preciso fazer aquilo, meus filmes precisam ser como X, Y, Z.” Mas por causa do tempo limitado que tínhamos, e o briefing para enviar algo espirituoso e divertido, isso realmente nos encoraja a brincar, e nos divertir, e ser livres com as ideias que temos. Isso imita muitas das coisas que me diziam na minha vida naquele período – para me divertir e brincar com onde estou.

Christine Ubochi – Festival de curtas-metragens M&M'S 2024

Existe algum cineasta que você particularmente adoraria que assistisse ao seu filme?

Ava DuVernay. Foi ela quem me inspirou a fazer filmes. O filme dela Uma Dobra no Tempo é uma fantasia caprichosa – então talvez ela gostasse disso. Eu adoraria que ela assistisse.

Qual é seu próximo projeto depois disso? Você tem ideias em mente para algo novo?

Absolutamente. Eu sempre tenho ideias flutuando por aí, tenho roteiros também. Mas meu próximo projeto concreto é uma peça que escrevi e estrelarei, que está sendo levada para o Fringe de Edimburgo. Chama-se Dia dos NamoradosEstou ansioso para ver no que isso vai dar.

Assista ao filme vencedor de Christine aqui no site do M&M'S Short Film Festival

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *