Muitas memórias favoritas da infância envolvem um sofá confortável, pipoca de micro-ondas (talvez com um punhado de M&Ms misturados para uma boa medida) e uma noite de filme em família. E para aqueles de nós que temos filhos, é uma delícia descobrir que assistindo nossos filhos assistirem filmes cria novas memórias que são tão especiais quanto. Suas risadas inesperadas, seus olhos arregalados totalmente engajados, sua maneira cativante de agarrar seu braço durante uma cena levemente assustadora — tudo isso é simplesmente o melhor. A única coisa melhor? Aproveitar os filmes você mesmo, com ou sem aqueles mini co-espectadores.
Então, fizemos uma lista de 15 filmes divertidos que com certeza prenderão sua atenção até o fim (mesmo que o dorminhoco mais novo da sua festa não chegue tão longe). De aventuras animadas a comédias live-action e musicais hipnotizantes, há algo para cada família. Passe a pipoca e aproveite!
Troca de Família
Nesta Sexta-feira muito louca–característica esquisita, um passeio em família ao Observatório Griffith de Los Angeles pouco antes das férias acaba mudando suas vidas — literalmente. Após um fiasco de alinhamento planetário-telescópio, os Walkers acordam na manhã seguinte e descobrem que todos trocaram de corpo: a mãe Jess (Jennifer Garner) e a filha CC (Emma Myers), o pai Bill (Ed Helms) e o filho Wyatt (Brady Noon), e o pequeno Miles (Lincoln e Theodore Sykes) e o buldogue francês Pickles. Com tempo limitado, os Walkers devem descobrir como consertar o telescópio (agradecimento à prestativa astróloga Angelica, interpretada por Rita Moreno) e sobreviver à encenação na vida um do outro. Os resultados? Hilaridade e uma dose reconfortante de perspectiva que leva à “união familiar” — desta vez, felizmente, em um sentido figurado.
Orion e a Escuridão
De Charlie Kaufman, a mente por trás dos clássicos do meta, incluindo Brilho eterno de uma mente sem lembranças e Sendo John Malkovich, vem esta criação da DreamWorks Animation sobre um garoto de 11 anos que tem medo de tudo — mas principalmente do escuro. E, francamente, Dark (dublado por Paul Walter Hauser) está um pouco farto. Esperando provar que ele realmente não tem nada a temer, Dark convida o ansioso Orion (Jacob Tremblay) para acompanhá-lo no trabalho, prometendo que ele pode ajudar Orion a superar seus medos pela manhã, porque “uma noite pode mudar tudo”. Com alguma sorte, este trabalho inteligente, único e aclamado pela crítica pode ressoar com algumas crianças da vida real que são excessivamente apegadas às suas luzes noturnas.
Paddington
Assim como a ideia de um urso de fala mansa, este filme é um gigante gentil. É doce e bobo de todas as maneiras que os fãs da série original de livros infantis esperariam, mas o poder das estrelas do elenco e a impressão duradoura de sua mensagem terna são um grande negócio. Quando Paddington (Ben Whishaw) troca sua casa em “Darkest Peru” pelas ruas movimentadas de Londres, ele é acolhido pelos Browns (Hugh Bonneville, Sally Hawkins, Madeleine Harris e Samuel Joslin) e sua excêntrica governanta, Sra. Bird (Julie Walters). Agora, todos aprenderão o que significa ser uma família, enquanto evitam as garras de uma taxidermista maligna interpretada com 100% de comprometimento por Nicole Kidman.
Minions
Os pequenos amarelos que roubaram todas as cenas em Meu Malvado Favorito tornaram-se legitimamente estrelas de sua própria franquia. Nesta prequela spin-off de 2015, ambientada antes do supervilão Gru (Steve Carell) ser seu chefe, percebemos que os minions tinham uma longa história de servir aos “mestres mais malignos da história”, cambaleando de um chefe vilão para o outro. Após anos de isolamento, os minions Kevin, Stuart e Bob (todos dublados por Pierre Coffin) partem para encontrar para sua família um novo líder a seguir. Sandra Bullock, Jon Hamm, Michael Keaton e Allison Janney estão entre os atores que emprestam seus talentos para este sucesso de bilheteria que é igualmente adorável e absurdo.
Os Mitchells vs. As Máquinas
A aspirante a cineasta Katie Mitchell (Abbi Jacobson) está em uma viagem cross-country para a escola de cinema dos seus sonhos, acompanhada por seu cachorro (Doug the Pug), irmãozinho (Mike Rianda), mãe (Maya Rudolph) e pai que odeia tecnologia (Danny McBride). Mas enquanto isso, uma assistente virtual de IA chamada PAL (Olivia Colman) descobriu que as mais novas invenções robóticas de seu criador a tornarão obsoleta — e PAL se recusa a desistir sem lutar. Dê início a um apocalipse robótico e um plano diabólico para capturar toda a humanidade. Agora, as brigas e mal-entendidos familiares dos Mitchells precisam ficar em segundo plano para… bem, salvar o mundo. Esta comédia de ação e ficção científica indicada ao Oscar é afiada, engraçada e tocante. E nem mencionamos seu profundo banco de participações especiais de voz — Fred Armisen, John Legend, Chrissy Teigen, Blake Griffin e Conan O'Brien, para citar alguns.
Matilda, o musical de Roald Dahl
Este encantador filme-musical é baseado no musical de mesmo nome, que foi baseado no amado romance infantil de Roald Dahl, como o título sugere. Apesar dos pais negligentes (Stephen Graham e Andrea Riseborough), a precoce Matilda Wormwood (Alisha Weir) continua de temperamento doce e devotada ao seu amor pela leitura — mesmo no Crunchem Hall sob a diretora covarde, Agatha Trunchbull (Emma Thompson). Matilda logo desenvolve habilidades telecinéticas e decide liderar sua bondosa professora, Srta. Honey (Lashana Lynch) e seus colegas de classe em uma revolução para libertá-los da tirania de Trunchbull de uma vez por todas. Graças a uma história clássica e envolvente, além de jovens estrelas incrivelmente talentosas (as cenas de dança por si só são alucinantes!), crianças e pais cantarão seus louvores. (E se você quiser emparelhar Matilde com um retorno clássico, considere colocar na fila o filme musical de 1982 Annieque também conta com uma jovem heroína encantadora, um grupo de crianças talentosas e adultos coniventes que as subestimam.)
A Besta do Mar
Tão lendários quanto os monstros marinhos que vagam pelas profundezas são os caçadores que vão atrás deles. E o mais famoso desses caçadores é o Capitão Crow (Jared Harris) e sua tripulação, que inclui a primeira companheira Sarah (Marianne Jean-Baptiste) e o filho adotivo Jacob (Karl Urban). Para garantir suas carreiras, a equipe de Crow deve encontrar e matar uma fera conhecida como “The Red Bluster” antes que o rei e a rainha (Jim Carter e Doon Mackichan) e o Almirante Eric Hornagold (Dan Stevens) consigam primeiro. Para tornar as coisas mais interessantes, uma jovem órfã ousada chamada Maisie (Zaris-Angel Hator) se esconde em seu navio. Este conto épico (e indicado ao Oscar) apresenta uma animação deslumbrante e todas as aventuras de capa e espada que qualquer aspirante a pirata poderia esperar.
Os Willoughbys
Se o senso de humor da sua casa é mais sombrio, sugerimos este filme excêntrico, que começa com um aviso dado por um gato azul malhado (Ricky Gervais): “Se você gosta de histórias sobre famílias que se mantêm unidas e se amam nos bons e maus momentos, e tudo termina feliz para sempre… este não é o filme para você, ok?” Baseado no livro infantil de Lois Lowry, Os Willoughbys acompanha quatro irmãos — Tim (Will Forte), Jane (cantora e compositora canadense Alessia Cara) e gêmeos, ambos chamados Barnaby (Seán Cullen) — que tramam um plano para enviar seus pais perversamente egoístas (Martin Short e Jane Krakowski) em férias das quais nunca mais retornarão. Depois que os pais Willoughby partem, uma babá calorosa e barulhenta chamada Linda (Maya Rudolph) chega para na verdade cuidar das crianças em seu lugar.
O filme Super Mario Bros.
Aumente sua potência para esta excelente peça nostálgica baseada na franquia clássica de videogame da Nintendo. Os irmãos Mario (Chris Pratt) e Luigi (Charlie Day) estão lutando para tirar seu negócio de encanamento do chão quando são sugados para dentro de um Warp Pipe, separados e transportados para novos mundos. Mario pousa no Mushroom Kingdom, onde conhece o prestativo Toad (Keegan-Michael Key) e a adorada Princesa Peach (Anya Taylor-Joy). Mas Luigi cai nas Dark Lands, onde é capturado pelo maligno Rei Bowser (Jack Black), que está ameaçando destruir o Mushroom Kingdom a menos que Peach concorde em se casar com ele. Jogadores de todas as idades ficarão emocionados com os inúmeros Easter eggs do filme, mas mesmo aqueles que nunca pegaram um controle encontrarão muito o que amar sobre esses encanadores corajosos e seus amigos.
Enola Holmes
Você sabia que Sherlock tinha uma irmã? Com habilidades de detetive que rivalizam com as do irmão, Enola Holmes (Millie Bobby Brown) está em um caso para encontrar sua mãe desaparecida (Helena Bonham Carter), que desapareceu na manhã do aniversário de 16 anos de Enola. Logo depois, os irmãos de Enola, Mycroft (Sam Claflin) e Sherlock (Henry Cavill) retornam para casa, mas fazem mais para atrapalhar do que ajudar, pelo menos no início. Então, com apenas sua inteligência e alguns presentes de aniversário curiosos (leia-se: pistas) que sua mãe deixou para trás, Enola foge para tentar localizá-la sozinha. Enola Holmes tem mistério ininterrupto, emoção e inteligência de sobra, e você não precisa ser um detetive para saber o que todos vão querer assistir quando terminar — a sequência.
Leão
A experiência é o melhor professor, e o animal de estimação da turma Leo (Adam Sandler) — um tuatara falante — aprendeu muito em seus 74 anos observando alunos do quinto ano. Então, diante de uma crise de mortalidade (Leo ouve um pai comentar que sua expectativa de vida é de 75 anos), ele decide aproveitar ao máximo seu tempo restante agindo como uma espécie de terapeuta infantil. Sempre que um membro da turma o leva para casa, Leo oferece um ouvido atento (os tuataras têm ouvidos?), conselhos sólidos e, muitas vezes, uma música cativante (já mencionamos que este era um musical?). Genuinamente engraçado e surpreendentemente autoconsciente, este é apenas o segundo longa-metragem de animação da Happy Madison Productions de Sandler, e 21 anos depois Oito Noites Loucasvaleu a pena esperar.
Nimona
Chloë Grace Moretz estrela como a adolescente metamorfa titular nesta adaptação de webcomic indicada ao Oscar. O reino de Nimona há muito tempo é protegido de monstros por uma força de elite de cavaleiros, e esperando se juntar a eles está Ballister Boldheart (Riz Ahmed) — que seria o primeiro plebeu a fazê-lo, devido ao decreto da Rainha Valerin (Lorraine Toussaint) de que o coração de um herói deve importar mais do que sua linhagem. Mas durante a cerimônia de nomeação de cavaleiro, a tragédia acontece e Ballister é incriminado. Presumindo que ele seja um espírito semelhante, a rebelde Nimona se declara companheira de Ballister e jura ajudar a provar sua inocência, enquanto abriga um segredo potencialmente devastador para o reino. Por causa de seu coração, irreverência, travessura e animação impressionante, recomendamos especialmente Nimona para famílias com adolescentes.
Sobre a Lua
Nosso musical final na lista é uma fantasia cheia de espaço sobre uma adolescente chamada Fei Fei (Cathy Ang) com a missão de provar a existência de uma lendária deusa da lua (Phillipa Soo). Ainda sofrendo pela morte de sua mãe (Ruthie Ann Miles) e chateada com o desejo de seu pai (John Cho) de se casar novamente, Fei Fei constrói um foguete e define seu curso lunar — apenas para perceber que seu futuro meio-irmão, Chin (Robert G. Chiu), entrou furtivamente a bordo. Agora eles terão que trabalhar juntos para atingir seus objetivos e voltar para casa. Completando o elenco estelar estão Sandra Oh, Margaret Cho, Kimiko Glenn e Ken Jeong. Esta história lindamente comovente sobre perda, aceitação e seguir em frente ainda é leve o suficiente para os pequenos.
Ruby Gillman, Kraken Adolescente
Ruby, de dezesseis anos (dublada por Lana Condor), é uma adolescente comum — sonhando com o baile, apaixonada por um cara da aula de matemática, discordando dos pais. Ela também é uma kraken se passando por humana na pequena comunidade de Oceanside com sua mãe (Toni Collette), pai (Colman Domingo) e irmãozinho (Blue Chapman). Quando os poderes de Ruby se revelam, ela descobre alguns segredos de família que podem virar a vida de cabeça para baixo — incluindo a existência de seu alegre tio Brill (Sam Richardson) e da rainha guerreira Grandmamah (Jane Fonda), que conta a Ruby sobre a longa rivalidade dos krakens com as sereias. Cabe a Ruby reconciliar seus parentes, salvar a cidade e chegar ao grande baile. Impulsionada por mensagens positivas e uma trilha sonora otimista, esta é ótima para pré-adolescentes e acima.
O Chefinho
A primeira parte desta franquia da DreamWorks Animation nos apresenta Ted (Alec Baldwin), um agente secreto que usa terno e também é um bebê. Veja bem, bebês estão em guerra com filhotes — ambas as partes lutando por pontos de fofura e pelo amor dos adultos do mundo. Consequentemente, Ted chega para se infiltrar na casa de Janice (Lisa Kudrow) e Ted Sr. (Jimmy Kimmel), que trabalham no departamento de marketing da Puppy Co. Embora comecem como inimigos, Ted e seu novo irmão de 7 anos, Tim (dublado quando criança por Miles Bakshi e quando adulto por Tobey Maguire), logo decidem se unir. Com animação imaginativa, acrobacias dignas de filmes de ação e muito meta humor para adultos, O Chefinho certamente causará surpresas e risadas.