Às vezes, a melhor cura para um dia ruim é um filme reconfortante, um capricho completo, finais felizes e sonhos realizados. Se houver uma trilha sonora matadora e um suprimento constante de piadas, melhor ainda. No seu melhor, filmes que fazem você se sentir bem podem deixar alguém se sentindo rejuvenescido e lembrado de que talvez as coisas não estejam tão ruins assim, afinal.
Com isso em mente, os Redditors se reuniram recentemente em r/filmeso maior subreddit de filmes, para discutir os melhores filmes para se sentir bem da última década. Eles trouxeram uma tonelada de escolhas edificantes, incluindo uma comédia de terror, um musical, um Tarantino filme, e uma história emocionante de amadurecimento. Esses filmes certamente melhoram até o pior dos humores.
10 'Chef' (2014)
Jon Favreau escreveu, dirigiu e estrela esta comédia dramática. Ele interpreta Carl Casper, um talentoso, mas criativamente reprimido chef que trabalha em um prestigiado restaurante de Los Angeles. Depois que uma briga muito pública e embaraçosa com um crítico gastronômico se torna viral, Carl se encontra em uma encruzilhada. Incentivado por sua ex-esposa Inez (Sofia Vergara) e inspirado por seu filho Percy (Emjay Anthony), Carl decide se reinventar abrindo um negócio de food truck especializado em sanduíches cubanos.
Junto com seu leal subchefe e amigo Martin (John Leguízamo), eles partem em uma aventura culinária cross-country, redescobrindo seu amor pela culinária e criando laços como uma família improvisada. O resultado é uma celebração emocionante de boa comida e de seguir os próprios sonhos. “Chefe de cozinha sempre me deixa feliz”, disse usuário Vanta_Black422. “É um filme lindo, visualmente e emocionalmente!”
9 'Paddington 2' (2017)
O segundo filme live-action sobre o amado urso começa com Paddington (dublado por Ben Whishaw) se estabeleceu em sua vida com a família Brown em Londres. Ansioso para comprar um livro pop-up especial como presente de aniversário para sua tia Lucy (Imelda Staunton), Paddington aceita uma série de trabalhos estranhos para juntar dinheiro. No entanto, quando o livro é roubado, Paddington é injustamente acusado e preso.
Enquanto os Browns trabalham incansavelmente para limpar o nome de Paddington, o urso faz alguns amigos surpreendentes dentro da prisão – levando-o a tentar uma arriscada fuga da prisão. É uma visão inegavelmente encantadora, sem dúvida superando a primeira parcela. “(É um) dos melhores filmes saudáveis de todos os tempos”, disse Redditor Only_Calligrapher462. “Paddington 2 é uma obra-prima”, concordou usuário RockyFanque.
8 'As Garotas Finais' (2015)
Esta comédia de terror é centrada em Max (Taissa Farmiga), uma jovem mulher em luto pela morte de sua mãe (Malin Åkerman), uma atriz famosa por seu papel em um filme de terror cult dos anos 1980. Enquanto assistia a uma exibição, Max se vê inexplicavelmente sugada para um dos filmes de terror de sua mãe, onde ela e seus amigos devem lutar pela sobrevivência.
As Garotas Finais tem sucesso por causa de como ele presta homenagem aos tropos de terror dos anos 80, mesmo subvertendo-os. Diretor Todd Strauss Schulson claramente tem muito carinho genuíno por esses filmes de terror. Sem mencionar que os temas dos laços entre pais e filhos são tratados com sensibilidade. “Eu tinha uma visão bem humorada do gênero terror e achei que isso me atingiu em cheio”, disse Redditor Herdnerfer.
7 'Era Uma Vez em… Hollywood' (2019)
Era uma vez em Hollywood é único entre as histórias revisionistas de Tarantino, pois a versão dos eventos de QT é, na verdade, menos sangrenta do que as da vida real. Aqui, ele reescreve os assassinatos de Manson para que terminem com Rick (Leonardo DiCaprio) e Cliff (Brad Pitt) salvando o dia, transformando assim um dos capítulos mais sombrios da década de 1960 em um conto de fadas iluminado.
“Tarantino subverteu totalmente minhas expectativas, saí daquele filme animado”, disse usuário The_Lapsed_Pacifist. “Este é estranhamente um dos meus 'filmes de conforto'. Adoro como o filme parece”, acrescentou Redditor ObtuseStone.
6 'Homem-Aranha: No Aranhaverso' (2018)
O visualmente deslumbrante e infinitamente inventivo No Aranhaverso deu uma nova cara ao mito do Homem-Aranha. Ele segue o jovem Homem-Aranha Miles Morales (dublado por Shameik Moore), quando ele cruza o caminho de outros Homens-Aranha de diferentes dimensões, incluindo o sábio e experiente Peter B. Parker (Jake Johnson), a atrevida Mulher-Aranha Gwen Stacy (Hailee Steinfeld), e até mesmo o hilariantemente ridículo Spider-Ham (John Mulaney).
“É um filme muito divertido com uma trilha sonora fantástica, estilo de arte, roteiro, atuação, mensagem, etc. Um dos meus favoritos de todos os tempos”, disse usuário jakeeeeenator. “Aquele filme foi tão fora do comum. Tanta qualidade, criatividade e coração. Não me canso de assisti-lo”, concordou Redditor Tonythecritic.
5 'Você está aí, Deus? Sou eu, Margaret' (2023)
Abby Ryder Fortson e Rachel McAdams lidera esta adaptação do clássico Judy Blume romance de amadurecimento. Fortson é Margaret Simon, uma menina de onze anos que navega em uma nova escola, na puberdade e no conflito entre sua família extensa. Viver à altura de um livro tão amado não é pouca coisa, mas o filme mais do que supera a ocasião.
“Você está aí, Deus? Sou eu, Margaret me fez feliz! É um dos poucos filmes que me faz querer ser pai”, disse usuário thebasterds. “O elenco é ótimo e a produção geral parece tão autêntica. Tem algumas boas tomadas sobre religião também”, disse Redditor NovoUsuário579169.
4 'Ontem' (2019)
O músico esforçado Jack Malik (Himesh Patel) acorda após um misterioso apagão global e descobre que é a única pessoa que se lembra de que os Beatles existiram. Ele logo alcança a fama ao passar as músicas atemporais da banda como se fossem suas. Ao longo do caminho, ele lida com as implicações éticas de seu engano enquanto navega em um relacionamento complexo com sua amiga e empresária de longa data, Ellie (Lírio James).
Ontem é uma homenagem amorosa à música dos Fab Four, repleta de covers emocionantes de suas canções clássicas. O enredo é apropriadamente romântico e caprichoso, superando Danny Boyleoutra jóia ensolarada de Quem Quer Ser um Milionário em termos de puro fator de bem-estar. “Enredo divertido, ótima música e vibrações alegres no geral”, disse usuário thatfluffycloud.
3 'Guardiões da Galáxia Vol. 3' (2023)
O terceiro Guardiões filme vê Peter Quill (Chris Pratt) reunindo a equipe para uma missão perigosa para resgatar Rocket Raccoon (Bradley Cooper) de um novo vilão. O coração do que faz o Guardiões O que torna os filmes tão bons sempre foi o senso de humor sem limites e os laços de amizade entre os personagens principais, e isso está em plena exibição aqui mais uma vez.
“É o fim do time, mas de alguma forma (o filme) consegue fazer (as tristes despedidas) bonitas e dignas de celebração. Ele mostra como você pode seguir em frente e dizer adeus e se sentir bem com isso”, disse Redditor Thanosmaster33.
2 'Ar' (2023)
Ar dramatiza a verdadeira história das origens da Air Jordan, com foco no executivo da Nike Sonny Vaccaro's (Matt Damon) tenta fazer um acordo comercial com Michael Jordan (Damian Jovem). No papel, essa premissa pode parecer um tanto monótona, mas o filme é tão bem executado, e as atuações tão dedicadas, que se torna uma história envolvente e rápida, da pobreza à riqueza.
Além disso, vale a pena assistir apenas pela performance vibrante de Viola Davis como a mãe de Michael Jordan, Deloris. “Ótimo elenco, ótimo diálogo, ótima trilha sonora. Tecnicamente é um drama, mas é bem engraçado e divertido em todos os aspectos”, disse usuário LatkaGravas.
1 'Barb e Star vão para Vista Del Mar' (2021)
Melhores amigas, Barb (Annie Mumolo) e Estrela (Kristen Wiig) embarcam em férias excêntricas na Flórida — a primeira vez que saem de sua cidade natal. Ao longo do caminho, eles descobrem uma trama tramada pela supervilã Sharon Gordon Fisherman (também interpretada por Wiig) e se veem involuntariamente presos em um mundo de espionagem e intriga.
Com seu humor extravagante, personagens excêntricos e a brilhante atuação dupla de Kristen Wiig, Barb e Star vão para Vista Del Mar é uma brincadeira deliciosa que se deleita em seu absurdo. “Este filme é ridículo, e digo isso como um elogio. Muito charmoso, engraçado e extremamente alegre. Eu desenvolvi uma queda enorme por Kristin Wiig por causa deste filme”, disse Redditor LatkaGravas. “Eu amo Spy, Barb e Star!” concordou usuário DumpyGrumpyFrumpy.