Resumo
- Cenários históricos intensificam o horror nos filmes, combinando eventos monumentais com assassinos cruéis e paranoia em narrativas assustadoras.
- Filmes de ação lenta como The Nightingale mergulham os espectadores em circunstâncias históricas, destacando aspectos infelizes da sociedade.
- Overlord combina datas históricas com ação e violência para criar um filme divertido que não busca precisão histórica.
Este artigo contém breves menções sobre agressão sexual e suicídio.
A história pode ser sombria, e alguns filmes de terror usam períodos históricos a seu favor, colocando histórias fictícias arrepiantes em momentos significativos no tempo. As ameaças encontradas em narrativas dentro de filmes de terror que acontecem nos dias atuais são intensificadas quando a história é recuada alguns anos. Guerras monumentais e pragas devastadoras combinam bem com os assassinos implacáveis e a paranoia frequentemente associados ao gênero de terror. No entanto, filmes dentro do subgênero de terror variam no uso de ação e sustos repentinos.
Embora cada filme contenha imagens gráficas de violência, alguns são de queima lenta, permitindo que o público realmente se envolva nas circunstâncias históricas. Filmes como O Rouxinol e O Banho do Diabo são assombrosos porque suas histórias lançam luz sobre partes infelizes da sociedade há muitos anos. Outros filmes como Senhor supremo usam datas históricas como uma configuração para suas preocupações maiores com ação e violência em ritmo acelerado. Independentemente de como cada filme se propõe a assustar o público, não há como negar que os melhores filmes de terror históricos são melhorados pelo uso do passado.
10 Trincheira 11 (2017)
Cenário histórico: Primeira Guerra Mundial
Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, Trincheira 11 vê soldados aliados pisando no bunker alemão titular depois que se suspeita que mais armas estão sendo feitas lá. Uma descoberta horrível é feita no bunker, e é o suficiente para fazer a pele de alguém arrepiar. Trincheira 11 foi criticado por seu enredo previsível e seus personagens sombrios, mas se destaca em estabelecer uma atmosfera assustadora ao longo do filme.
Medos de espaços apertados e apertados e infecções parasitárias podem ser introduzidos na trama de qualquer filme de terror, independentemente do cenário. No entanto, Trincheira 11 usa seu cenário histórico a seu favor. As fobias destacadas em Trincheira 11 são muito mais intensas em meio à turbulência da guerra. Trincheira 11A história de é envolvente e mantém o público interessado na fuga de seus personagens até o final.
9 O Rouxinol (2018)
Cenário histórico: Tasmânia, 1825, antes da Guerra Negra
Da diretora Jennifer Kent, mais conhecida por seu filme O Babadook, O Rouxinol conta uma história arrepiante enraizada na história australiana. Ambientado na ilha da Tasmânia — que foi chamada de Terra de Van Diemen pelos colonizadores britânicos a partir de 1825 —, O Rouxinol é um filme de terror emocionante que muda de tom e segue em uma direção que o público não espera. Porque não permanece como um filme de terror durante todo o seu tempo de execução, O Rouxinol classifica-se abaixo de outros filmes de terror históricosmas não se baseia em sua qualidade como filme.
O Rouxinol segue Clare Carroll (Aisling Franciosi), uma condenada irlandesa, que faz amizade com um rastreador aborígene da Tasmânia. Juntos, eles partem em um caminho de vingança mirando as forças britânicas depois que seu tenente atacou Clare e matou seus entes queridos. O Rouxinol conta uma história poderosa sobre a história australiana e seus atos de racismo. Embora as representações de agressão sexual e assassinato sejam gráficas, a história contada em O Rouxinol é importante e não poderia ser feito sem seu contexto histórico.
8 Overlord (2018)
Cenário histórico: Dia D
Produzido por JJ Abrams, o cenário histórico em Senhor supremo é usado para dar suporte aos seus elementos de horror, mitológicos e de ação. Ocorrendo um dia antes do Dia D, soldados americanos são enviados em uma missão para destruir torres de rádio alemãs. Senhor supremo começa como qualquer outro drama de guerra, mas ganha seu lugar dentro do gênero de terror quando uma descoberta chocante é feita.
Após sua chegada, descobre-se que soldados alemães estão fazendo soros para ressuscitar indivíduos falecidos. Ao contrário de alguns dos outros filmes de terror históricos, Senhor supremo não pretende ser historicamente preciso. O momento da história que enquadra Senhor supremo é usado simplesmente como um meio de estabelecer dois lados diferentes que o público pode identificar facilmente. Senhor supremo combina a violência e as imagens horríveis associadas à guerra e aos ataques de zumbisresultando em um filme divertido e cheio de ação.
7 O Caçador de Cabeças (2018)
Cenário histórico: A Idade das Trevas
Anteriormente conhecido por dirigir o filme de comédia e terror ObrigadoKillingJordan Downey teve uma melhor compreensão do horror em O caçador de cabeçasTrabalhando com um orçamento baixo e recursos limitados, Downey deu vida a um mundo de fantasia ambientado na Idade das Trevas. O caçador de cabeças segue um personagem principal conhecido como Pai (Christopher Rygh), que é um caçador de recompensas encarregado de caçar monstros que ameaçam um reino próximo.
Rygh recebeu elogios da crítica por sua interpretação do caçador habilidoso que é preenchido com uma necessidade de vingança depois que sua filha foi morta por um dos monstros brutais. Cenas de confrontos entre o Pai e os monstros intencionalmente escolhem não se demorar nos rostos dos monstros para esconder quaisquer imperfeições digitais devido a O caçador de cabeçasbaixo orçamento. O filme de Downey oferece um thriller imaginativo que se tornou um dos melhores exemplos de produção cinematográfica de baixo orçamento.
6 Peste Negra (2010)
Cenário histórico: os primeiros anos da peste bubônica
No entanto Peste Negraacontece antes do início dos Julgamentos das Bruxas de Salém, o filme encontra inspiração na histeria geral em torno da bruxaria. Peste Negra se passa durante os primeiros anos da praga titular e segue um monge, Osmund (Eddie Redmayne), e um grupo de soldados que vão para uma vila isolada na esperança de escapar da doença fatal.
Quando Osmund mata por engano uma mulher que ama, acreditando que bruxaria estava sendo feita a ela, ele permanece cego por sua devastação e passa o resto de sua vida matando mulheres aleatórias que ele supõe serem bruxas. Há muitas cenas sangrentas para os fãs de terror aproveitarem, mas além disso, Peste Negra inclui uma quantidade sutil de comentários sobre o perigo de agir sem sentido por medo. Além disso, a criação da Inglaterra Medieval de 1348 é bem feita em termos de design de produção e efeitos especiais.
Relacionado
Todas as mortes de Sean Bean na tela
O ator britânico Sean Bean se tornou um dos atores mais letais de Hollywood, com impressionantes duas dúzias de mortes na tela em seus quase 40 anos de carreira.
5 O Banho do Diabo (2024)
Cenário histórico: 1750 Áustria
O Banho do Diabo segue uma mulher religiosa, Agnes (Anja Plaschg), que se encontra presa em uma rotina monótona de tarefas depois de se casar. Agnes, inspirada pela história real de Eva Lizlfellnerin, não se sente realizada na vida e entra em depressão. Plaschg retrata habilmente uma mulher sem opções e sem saída de sua rotina debilitante. O final de Agnes e a brecha que ela toma para acabar com seu sofrimento enquanto espera evitar a punição eterna, é inspirado nas ações de muitas mulheres durante os séculos XVII e XVIII na Europa.
O esforço feito pela dupla de roteiristas e diretores Veronika Franz e Severin Fiala para criar um filme historicamente preciso, em todos os aspectos, é evidente e contribui para a atmosfera de terror. O Banho do Diabo vai contra o que a maioria do público espera de um filme de terror. Em vez de uma luta cheia de ação pela sobrevivência que vê uma escalada sangrenta no terceiro ato, O Banho do Diabo é mais uma queima lenta que usa seu cenário datado da Áustria de 1750 e inspirações da vida real para criar um filme perturbador.
4 Caçador de Bruxas Geral (1968)
Cenário histórico: A Guerra Civil Inglesa
A paranoia em massa de bruxas vivendo entre comunidades surgiu algumas vezes ao longo da história. O último filme de Michael Reeves, Caçador de Bruxas Geralé vagamente baseado na história de Matthew Hopkins. Durante a Guerra Civil Inglesa, Hopkins trabalhou como caçador de bruxas não oficial, acusando vários indivíduos de participarem de bruxaria, e foi responsável por uma onda de julgamentos de bruxas durante esse período.. Hopkins e seu assistente John Stearne são interpretados por Vincent Price e Robert Russell e são perseguidos no filme por um soldado chamado Richard Marshall.
O filme de Reeves não tem sustos, mas o público fica na ponta dos assentos devido ao cenário assustador e aos atos de violência. A violência ao longo do filme contrasta habilmente com seu cenário aberto e campestre e sua trilha sonora, que inclui algumas canções suaves inspiradas na música folk clássica. Apesar do baixo orçamento, esses elementos ajudaram Caçador de Bruxas Geral se tornar um filme de terror cult eficaz.
3 A Espinha Dorsal do Diabo (2001)
Cenário histórico: A Guerra Civil Espanhola
Dois filmes de Guillermo del Toro — Labirinto do Fauno e A espinha dorsal do diabo — se passa durante a Guerra Civil Espanhola e é centrado nas experiências de crianças. O último filme é estrelado por Fernando Tielve como Carlos, um jovem garoto em um orfanato que se depara com uma figura fantasmagórica assustadora de uma criança. A espinha dorsal do diabo permite que o público veja os horrores da tensão política através dos olhos de Carlos.
De acordo com o comentário de del Toro no DVD de A espinha dorsal do diabo, Carlos representa um sentimento de inocência no filme. Por sua habilidade perfeita de criar um filme de terror igualmente comovente e assustador, del Toro recebeu muitos elogios por A espinha dorsal do diabo. Para muitos fãs e críticos, A espinha dorsal do diabo está perto do topo dos melhores filmes de terror de del Toro, ficando logo atrás do premiado Labirinto do Fauno.
2 A Bruxa (2015)
Cenário histórico: Nova Inglaterra, década de 1630
Tendo crescido em New Hampshire com interesse em bruxas, Robert Eggers fez sua estreia na direção de longas-metragens com A Bruxa. Da A24, A Bruxa acompanha uma família puritana na década de 1630 que encontra uma força estranha e maligna do lado de fora de sua fazenda. As forças malignas que pairam sobre a família são em grande parte invisíveis, deixando para o público criar uma imagem horripilante em suas mentes.
Dito isto, A Bruxa é mais um filme de terror psicológico que se desenvolve lentamente, mas tem uma história envolvente, um ritmo modesto e uma tensão gradual para manter o público envolvido. Anya Taylor-Joy, fazendo sua estreia no cinema, interpreta a filha mais velha da família e é hipnotizante assistir na tela enquanto culpas e acusações frequentes de bruxaria são lançadas em seu caminho quando algo ruim acontece com a família. O filme de terror de Eggers tem um ambiente assustador geral e é rico em detalhes, permitindo que o espectador se sinta transportado para seu cenário na Nova Inglaterra.
1 O Labirinto do Fauno (2006)
Cenário histórico: depois da Guerra Civil Espanhola
Labirinto do Fauno é considerado um dos melhores filmes de Guillermo del Toro e um dos melhores filmes de terror e fantasia de todos os tempos. Labirinto do Fauno se passa na Espanha franquista, um momento na história espanhola após a Guerra Civil Espanhola em que Francisco Franco governou a área. Impactada pelo conflito na Espanha e em sua própria casa está Ofelia, de 10 anos. Como A espinha dorsal do diabo, o mundo de Labirinto do Fauno é mostrado predominantemente da perspectiva da criança.
Para escapar de seus problemas, Ofelia pisa em um labirinto imaginativo, mas o local está longe de ser um refúgio tranquilo. Ofelia se depara com algumas das criaturas mais assustadoras da filmografia de del Toro, como o Fauno e o Homem Pálido. Os horrores dentro do cenário de fantasia e aqueles como um efeito posterior da guerra se juntam e criam um filme uniformemente de tirar o fôlego e sombrio.