Fantasia urbana é um subgênero de fantasia em que o cenário principal é uma cidade ou uma cidade muito grande, e onde a cidade em questão desempenha um papel importante no enredo da história.. É um contraste gritante com outras histórias de fantasia, que geralmente ocorrem na natureza selvagem de seus mundos, já que a vasta paisagem ajuda a mostrar os reinos nos quais elas acontecem e aumenta a sensação de admiração.
Mas não é preciso um mundo super aprofundado para criar uma história de fantasia impressionante. Algumas fantasias, sejam elas ambientadas na Terra ou em universos completamente diferentes, precisam apenas de uma ou duas cidades para definir seu tom, resultando em uma história que parece um pouco mais sombria e claustrofóbica. É um subgênero popular que começou a ganhar força nos últimos anos graças a esses filmes de sucesso.
10 'Turno Diurno' (2022)
Dirigido por JJ Perry
Chegando como a estreia na direção de J. J. Perry, Turno diurno foi um filme adorado pelos espectadores, mas criticado pelos críticos. Há um pouco de tudo neste filme, de fantasia a ação, comédia e até um pouco de terror. Neste filme, Jamie Foxx interpreta Bud, um ex-paraquedista que virou caçador de vampiros e que está tendo muita dificuldade em fazer seu trabalho.
Ele faz tudo isso sob o disfarce de ser um limpador de piscina, esperando disfarçar a real natureza do seu trabalho dos filhos. Claro, o filme deixou a desejar em alguns departamentos, mas, no geral, é superdivertido e morbidamente hilário. Mesmo sendo um pouco complicado e tentando fazer muita coisa de uma vez, ainda é comicamente agradável, especialmente se você gosta de filmes de artes marciais ou comédias de terror.
Turno diurno
- Data de lançamento
- 12 de agosto de 2022
- Diretor
- J. J. Perry
- Tempo de execução
- 114 minutos
- Gênero principal
- Comédia
9 'Highlander' (1986)
Dirigido por Russell Mulcahy
Highlander é um pouco maluco, e certamente não é um filme que todos irão gostar, e é por isso que se tornou mais um filme cult. No entanto, se você é o tipo de pessoa que gosta de histórias selvagens, queijo dos anos 80 e ridículos fora do comum, Highlander é um filme que você definitivamente vai amar, e não do tipo “tão ruim que é bom”.
Highlander flip-flops entre a cidade de Nova York de 1985 e as Terras Altas da Escócia no século XVI, cada cenário centrado no mesmo personagem: Connor MacLeod (Christopher Lambert). MacLeod é imortal, o que significa que ele sobreviveu à guerra em sua terra natal, e agora está terminando o que começou e buscando matar o último de seus adversários imortais, para que ele possa ser o último imortal vivo e ganhar um prêmio evasivo. O filme é famoso por sua fala digna de meme “só pode haver um”, bem como por sua sincera extravagância. E ainda assim, é infinitamente agradáveldesde que você se enquadre no público-alvo.
Highlander
- Data de lançamento
- 7 de março de 1986
- Diretor
- Russel Mulcahy – O que é isso?
- Tempo de execução
- 116 minutos
8 'Animais Fantásticos e Onde Habitam' (2016)
Dirigido por David Yates
Animais Fantásticos e Onde Habitam vem como uma prequela do premiado Harry Potter série de filmes e romances de J. K. Rowling. É ambientado na década de 1920, onde Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade de Nova York para estudar uma série de criaturas mágicas. Infelizmente, algumas das criaturas que ele carrega consigo escapam, levando-o a persegui-las por toda a cidade e se encontra em ainda mais problemas.
O filme se passa quase inteiramente na Big Apple, o que difere muito de Harry Pottercenário de castelo isolado na montanha. Redmayne como Newt provou ser a melhor parte, pois ele traz uma performance excêntrica, mas eletrizante, ao papel, representando perfeitamente seu equivalente literário. Animais Fantásticos passou a produzir duas sequências que não foram tão boas, mas o original ainda é um bom filme por si só. Também é dirigido por David Yatesque dirigiu quatro dos oito Harry Potter filmes, o que é apropriado. Contudo, Animais Fantásticos é uma aventura mágica através do tempo e do espaço que mostra como o Mundo Mágico interage com o mundo real, de maneiras estranhas e, às vezes, hilárias.
7 'Grandes Problemas na Pequena China' (1986)
Dirigido por John Carpenter
Diretor João Carpinteiro fez muitos filmes de ação clássicos de culto B ao longo dos anos, e Grandes problemas na pequena China é definitivamente um deles. Mas isso também não diminui sua qualidade. É uma comédia de ação que é bem ridícula, mas com toda a justiça, parece bem ciente desse fato. É exagerado e cafona, mas é por isso que os fãs adoram.
Em termos de história, segue um homem chamado Jack (Kurt Russel – O Rei do Pop) que viaja para o submundo de Chinatown, em São Francisco, para derrotar um feiticeiro maligno antes que o dito feiticeiro possa se casar com a noiva do amigo de Jack contra a vontade dela. Esse casamento entre o feiticeiro e a mulher de olhos verdes é imperativo para evitar, pois quebraria a maldição do feiticeiro e o libertaria de suas amarras. A história é criativa, você tem que dar isso aos cineastas. Mesmo que pareça absurdo, é um filme brilhante para fãs de filmes de ação dos anos 80, e apresenta um tipo único de cenário e gênero que não é típico da categoria de atiradores durões.
6 'Hellboy' (2004)
Dirigido porGuillermo del Toro
Rapaz do inferno é baseado na série Dark Horse Comics de mesmo nome e segue o demônio titular (Ron Perlman), que foi inicialmente conjurado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas, em uma deliciosa ironia, agora trabalha contra as forças das trevas. Guilherme del Toro pode parecer uma escolha um pouco estranha para esse filme de super-heróis, mas ele acerta em cheio.
Este foi o primeiro filme feito sobre o Rapaz do inferno quadrinhos, e contém cada pedacinho do estilo clássico del Toro quando se trata de fantasia sombria. O primeiro filme também foi o único a gerar uma sequência em vez de uma tentativa de reinicialização, embora nenhum tenha sido tão amado quanto o primeiro. Rapaz do inferno continua sendo um filme de super-heróis não convencional para aqueles que odeiam o gênero e estão cansados da Marvel e da DC, mas também é um dos melhores filmes de fantasia urbana já feitos.
Rapaz do inferno
- Data de lançamento
- 2 de abril de 2004
- Tempo de execução
- 122
5 'O Corvo' (1994)
Direção: Alex Proyas
Antes do próximo remake de 2024 de O Corvohouve o original de 1994 estrelando Brandon Lee. Este filme é infame devido ao fato de que Brandon Lee foi morto a tiros acidentalmente em circunstâncias misteriosas bem no meio da fotografia principal devido a uma arma de brinquedo carregada com munição real. Embora possa ter sido a causa da morte de um ator querido, ainda é um filme muito bom e uma maneira perfeita de lembrar o legado de Lee.
A história segue Eric (Lee), um músico de rock que é morto em uma Noite do Diabo, apenas para ser trazido de volta do túmulo, permitindo-lhe embarcar em uma busca por vingança contra seus assassinos. Só que desta vez, ele tem um monte de superpoderes para ajudá-lo. Parte fantasia urbana e parte filme de super-herói, O Corvo é outro clássico cult que não envelheceu nem um pouco.
O Corvo
- Data de lançamento
- 11 de maio de 1994
- Tempo de execução
- 102
4 'Dois Irmãos' (2020)
Dirigido por Dan Scanlon
Avante é uma adição recente ao repertório já impressionante da Pixar que se destaca do resto com seu cenário único e distinto. O filme é estrelado pela voz de Tom Holanda e Chris Pratt como Ian e Barley, respectivamente, dois irmãos elfos que assumem o manto em uma missão para ressuscitar seu falecido pai por apenas um dia.
Ela se passa em um universo completamente separado do nosso, e principalmente dentro dos limites de uma cidade enorme, embora tenha muitos avanços tecnológicos. Avante é o filme de fantasia urbana por excelência, apresentando todos os grandes tropos e conceitos-chave do gêneroassim como definir o tom de como o gênero deve ser. É uma experiência muito diferente de qualquer outro filme da Pixar, mas é exatamente por isso que os críticos e fãs o amaram.
Avante
- Data de lançamento
- 6 de março de 2020
- Diretor
- Dan Scanlon
- Tempo de execução
- 102 minutos
3 'A Cidade das Crianças Perdidas' (1995)
Dirigido por Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet
A Cidade das Crianças Perdidas é mais um clássico cult que foi amplamente ignorado na época de seu lançamento. Vindo da França, este filme mistura ficção científica e fantasia em uma coleção gloriosa, mas reconhecidamente estranha. Ele recebeu seu título macabro por conta da cidade em questão ser o lar de um cientista envelhecido, que sequestra crianças e as coloca em um sono profundo antes de colher seus sonhos em um esforço para se tornar mais jovem.
A Cidade das Crianças Perdidas
foi elogiado por ser perturbador, mas intrigante, capaz de desenvolver suas ideias para seu público sob o disfarce de uma premissa enganosamente simples
Isto não é apenas uma ficção científica/fantasia comum — há um subtexto real aqui, com várias críticas válidas sobre a sociedade humana e a cultura de consumo. Criticamente, também foi elogiado por ser perturbador, mas intrigante, capaz de desenvolver suas ideias para seu público sob o disfarce de uma premissa enganosamente simples.. Pode ser difícil de entender no final, e pode justificar uma ou duas revisões, mas vale cada segundo, pois transporta os espectadores para um mundo muito distante do nosso, e ainda assim, muito semelhante.
ALUGUEL NA AMAZON
2 'O que fazemos nas sombras' (2014)
Direção de Jemaine Clement e Taika Waititi
O que fazemos nas sombras vem do aclamado diretor Taika Waititique tem realmente arrasado nos últimos anos em tudo, de filmes a TV. O filme é uma espécie de base para a popular série de TV que foi lançada cinco anos depois em nome do outro diretor do filme, Jemaine Clément. Estilisticamente, é muito diferente, funcionando como uma espécie de mockumentary de comédia/terror e, sim, uma fantasia também.
O pedaço do mockumentary vem da equipe de filmagem, que segue quatro colegas de quarto vampiros que vivem em Wellington, Nova Zelândia, e as várias desventuras sobrenaturais em que eles se metem. Embora o show seja bom, o filme o supera completamente em termos de qualidade. É entre os melhores trabalhos de Waititio que honestamente é dizer alguma coisa.
o que fazemos nas sombras
- Data de lançamento
- 19 de junho de 2014
- Tempo de execução
- 86
- Gênero principal
- Comédia
1 'O Ladrão de Bagdá' (1940)
Dirigido por Ludwig Berger, Tim Whelan e Michael Powell
O Ladrão de Bagdá é um filme clássico Technicolor que infelizmente caiu na obscuridade, apesar de suas críticas brilhantes e influência de longo alcance. Ele segue um antigo sultão chamado Ahmad (João Justino), que é deposto de seu trono por um feiticeiro chamado Jaffar (Conrad Veidt), e é forçado ao exílio em Basra, no que é hoje o Iraque. Deixado com poucas outras opções, Ahmad se junta a um ladrão chamado Abu (Sabu), que o ajuda em sua jornada para recuperar seu trono.
O filme teve grande influência ao longo dos anos, com nomes e personagens aparecendo em produções da Disney Aladime o Príncipe da Pérsia série de videogame. Muitos críticos sentiram que foi um dos maiores filmes da década, e até mesmo um dos maiores filmes de fantasia histórica já feitos, devido em parte ao seu impressionante acabamento Technicolor, que era definitivamente atípico para a época. É isso que o torna o melhor filme de fantasia urbana de todos os tempos, sem dúvida.
O Ladrão de Bagdá
- Data de lançamento
- 5 de dezembro de 1940
- Diretor
- Michael Powell e Tim Whelan
- Elenco
- Conrad Veidt, June Duprez, Rex Ingram
- Tempo de execução
- 106
- Gênero principal
- Fantasia