Pular para o conteúdo

10 Melhores Filmes de Ação Clássicos Cult, Classificados

Embora muitos filmes incríveis abrangendo todos os gêneros diferentes tenham se tornado clássicos cult ao longo dos anos, filmes de ação são uma categoria que imediatamente vem à mente, principalmente devido à quantidade de filmes incrivelmente influentes que eles entregaram. Isso geralmente tem a ver com sua marca duradoura no público, seja por causa dos limites do gênero que eles transcenderam, dos riscos criativos que eles assumiram ou da narrativa única e não convencional que eles apresentaram, muitas vezes elevada por imagens elegantes.




Para celebrar o número de filmes icônicos que se tornaram imperdíveis nesta categoria de nicho, relembramos alguns dos melhores filmes de ação clássicos cult de todos os tempos e os classificamos por seu status de clássico cult. De Louco Máx. para Lâmina Corredoresses filmes conseguem manter o público igualmente entretido com suas incríveis sequências de ação e imerso na construção do mundo.


10 'Caçadores de Emoção' (1991)

Diretor: Kathryn Bigelow

Imagem via 20th Century Studios

Kathryn Bigelow's Caçadores de Emoção continua sendo um filme popular todos esses anos depois, e por um bom motivo. O icônico filme de ação de assalto gira em torno de um agente do FBI (Keanu Reeves) que se disfarça para capturar uma gangue de surfistas que podem ser os assaltantes de banco que cometem seus crimes usando as máscaras dos ex-presidentes Reagan, Carter, Nixon e Johnson.


Embora seja um filme policial, Caçadores de EmoçãoO apelo de 's reside nos temas de identidade e na busca de significado que aborda, com sua narrativa divertida e sequências de ação inovadoras — principalmente o surfe e o paraquedismo — também desempenham um papel importante no que o torna um favorito cult tão estimado. Além disso, Reeves e Patrick SwayzeAs performances de são nada menos que incríveis, figurando entre seus papéis mais icônicos e acrescentando profundidade à história.

Assista na Paramount Plus

9 'Mais rápido, gatinha! Mate! Mate!' (1965)

Diretor: Russ Meyer

Quatro mulheres meio malvestidas, paradas ao redor de vários carros no deserto
Imagem via RM Films International


Russo MeyerO filme de exploração de 's é centrado em três dançarinas go-go (Haji, TuraSatanás, LoriWilliams) segurando uma jovem (Sue Bernard) refém. Quando os três descobrem que um velho que vive com seus filhos no deserto está escondendo uma quantia em dinheiro, eles eventualmente bolam um plano meticuloso para roubá-lo.

Mais rápido, gatinha! Mate! Mate! é um filme inovador no gênero que eventualmente alcançou status de cultnão apenas pela forma como influenciou outros filmes no cinema de exploração, mas também por sua abordagem refrescante sobre papéis tradicionais de gênero, particularmente em filmes de ação. Além da narrativa envolvente, o destaque deste filme imperdível de Russ Meyer são três mulheres poderosas, determinadas e agressivas que desafiam estereótipos (particularmente aqueles impostos sobre a representação de mulheres no cinema dos anos 1960), revertendo completamente o popular tropo da donzela em perigo.

Assistir no Roku


8 'Dredd' (2012)

Diretor: Pete Travis

Karl Urban em Dredd apontando uma arma para alguém.
Imagem via Lionsgate

Pedro Travis' adaptação fiel do livro para a tela é um must see estiloso no gênero cyberpunk, frequentemente elogiado por suas sequências de ação realistas. O enredo se passa em uma cidade futurista onde a polícia tem autoridade para atuar como juiz, júri e carrasco. Ele vê um policial se unindo a um estagiário para derrubar uma gangue que lida com uma droga que altera a realidade chamada SLO-MO.

Entre muitos de DreddOs pontos fortes de são o uso inovador de câmera lenta e a impressionante construção de mundo que mergulha os espectadores no mundo distópico de Mega-City One. Embora tenha reunido críticas positivas desde o início, Dredd eventualmente se tornou um clássico cult não apenas porque é uma adaptação incrível com ótimas atuações, mas também por causa de sua história de azarão que pode repercutir em alguns espectadores.


Dredd

Data de lançamento
7 de setembro de 2012

Elenco
Karl Urban, Rachel Wood, Andile Mngadi, Porteus Xandau Steenkamp, ​​Jason Cope, Emma Breschi

Tempo de execução
96

Assistir no Peacock

7 'Fuga de Nova York' (1981)

Diretor: John Carpenter

Kurt Russell como Snake Plissken em Escape From New York
Imagem via Embassy Pictures

João Carpinteiro forneceu ao público muitos filmes clássicos cult abrangendo muitos gêneros ao longo de sua carreira, desde terror de ficção científica como A Coisa para uma aventura urbana distópica, como Fuga de Nova York. Este último se passa em 1997 e segue um presidente dos EUA (Donald Por Favor) que cai em uma prisão de segurança máxima (uma versão alternativa de Manhattan). Um ladrão de banco condenado (Kurt Russel – O Rei do Pop) é enviado para resgatá-lo.


Fuga de Nova YorkA premissa inovadora, única e inovadora e a extensa construção de mundo futurista fazem dele um clássico instantâneo de John Carpenter. O fato de ter sido feito com um orçamento modesto — como outros filmes de Carpenter — é impressionante, e não há como negar que ele perdura como um filme altamente influente que mantém um legado incrível, impactando outros filmes memoráveis ​​e reunindo seguidores cult ao longo do tempo. Vale acrescentar que Grandes problemas na pequena Chinatambém dirigido por Carpenter e estrelado por Russell, merece uma menção honrosa.

Fuga de Nova York

Data de lançamento
23 de maio de 1981

Tempo de execução
99

Alugar na Apple TV


6 'Os Guerreiros' (1979)

Diretor: Walter Hill

Michael Beck e James Remar em The Warriors (1979)
Imagem via Paramount Pictures

Combinando os gêneros de ação, crime e suspense, Os Guerreiros centra-se em uma gangue de rua com o nome titular (apresentando Michael Beck, James Remar, David Harris, DorseyDireitoentre outros) que devem lutar do Bronx até Coney Island quando seus membros são injustamente acusados ​​de assassinar um querido líder de gangue.

Embora Colina da ÁguaO filme de ação agora tão estimado foi recebido com controvérsia e críticas mistas, Os Guerreiros gradualmente se tornou um clássico cult com um fandom dedicado. Não é de se surpreender que tenha crescido em popularidade anos depois, especialmente considerando sua abordagem estilosa da cidade de Nova York, a ilustração de realismo corajoso, o retrato convincente da cultura de gangues que ainda parece surpreendentemente moderna e os temas universais que aborda. Como outros filmes mencionados, Os Guerreiros deixou uma marca profunda no cinema e em outras mídias, inspirando videogames e até mesmo música.


Os Guerreiros

Data de lançamento
9 de fevereiro de 1979

Tempo de execução
92

Assista na Amazon Prime

5 'Repo Man' (1984)

Diretor: Alex Cox

Emilio Estevez como Otto olhando pela janela do carro em Repo Man
Imagem via Universal Pictures

Alex Coxestrelas da comédia de humor negro O Clube do Café da Manhã's Emilio Estevez e segue um jovem punk desiludido que se vê embarcando em uma aventura em busca de um Chevrolet Malibu com uma recompensa de US$ 20.000. O que eles não sabem é que o carro contém algo incomum e perigoso em seu porta-malas.


Graças ao seu enredo que mistura gêneros e o destaca de outros filmes do gênero, Homem do Repo é um filme de ação envolvente que atrai muitos. Ele também se beneficia de um comentário satírico sobre o consumismo e uma trilha sonora icônica que o eleva a níveis mais altos. Apesar de ser um filme independente de baixo orçamento que não alcançou sucesso no mainstream, O filme de Cox rapidamente ganhou seguidores e acabou se tornando um favorito cult.

Homem do Repo

Data de lançamento
20 de fevereiro de 1984

Tempo de execução
92

Alugar na Amazon

4 ‘Velho Garoto’ (2003)

Diretor: Park Chan-wook

Choi Min-sik em Oldboy sorrindo assustadoramente em Oldboy.
Imagem via Show East


Um filme fantástico cheio de reviravoltas (principalmente perto do final), Velho garoto continua sendo um clássico cult de ação altamente recomendado, do qual os cinéfilos não se cansam. Parque Chan-wookO neo-noir de 's segue um homem (Choi Min-sik) é libertado após ser sequestrado por quinze anos, apenas para descobrir que precisa rastrear seu captor em cinco dias.

Velho garotoA narrativa intensa e única e as revelações chocantes são definitivamente elementos de destaque em relação ao seu status de culto: não é remotamente difícil entender o que torna este filme icônico tão atraente, especialmente levando em consideração a direção e a escrita magistrais de Chan-wook. Também ajuda que o filme de ação coreano não se intimide em explorar temas sombrios que certamente chocarão o público, deixando uma forte marca nos espectadores até hoje e incitando reprises que geram novas análises e discussões.


Velho garoto

Data de lançamento
27 de novembro de 2013

Tempo de execução
104 minutos

Assistir na Netflix

3 'Clube da Luta' (1999)

Diretor: David Fincher

Brad Pitt sem camisa como Tyler Durden, cercado por homens em Clube da Luta
Imagem via 20th Century Studios

Quando se trata dos melhores filmes de ação clássicos cult, David Fincher's Clube da Luta não poderia faltar. Embora seja geralmente catalogado como um drama psicológico e filme de mistério, ele também incorpora elementos de ação com ótimos resultados. O enredo se concentra em Eduardo Nortonnarrador sem nome cuja vida toma um rumo diferente depois que ele conhece um fabricante de sabão (Brad Pitt), unindo forças para formar um clube de luta clandestino.


O thriller incrivelmente filmado e genuinamente absorvente e complexo de Fincher capturou a atenção de muitos, apesar de não ter sido um sucesso comercial desde o início; seus temas sombrios, incluindo a crítica ao consumismo, violência e identidade masculina, o tornaram não facilmente acessível a todos os públicos. No entanto, esses mesmos elementos são a razão pela qual Clube da Luta eventualmente alcançou o status de clássico cult mais tarde. Cheio de personagens memoráveis ​​que permanecem como personalidades icônicas no cinema, sequências de ação inovadoras e uma narrativa de cair o queixo, o filme de Fincher é agora um filme de ação aprovado pelos cinéfilos em todo o mundo.

Clube da Luta

Data de lançamento
15 de outubro de 1999

Tempo de execução
139 minutos

Assistir no Hulu


2 'Blade Runner' (1982)

Diretor: Ridley Scott

Harrison Ford como detetive Deckard em Blade Runner.
Imagem via Warner Bros.

Estrelando Harrison Ford em um papel notável que ajudou a moldar sua carreira, Ridley ScottO fascinante suspense cibernético de ficção científica da acompanha um Blade Runner, um membro de uma unidade policial, que tem a tarefa de perseguir e exterminar quatro replicantes que roubaram uma nave no espaço e retornaram à Terra para encontrar seu criador.

Blade RunnerO legado de permanece alto depois de todos esses anos, com Denis Villeneuvefilme estrelado por Ryan Gosling no papel principal também atraindo muita atenção do público mainstream. Graças à sua exploração filosófica de temas existencialistas, personagens tridimensionais e incrível construção de mundo, O filme emblemático de Scott dos anos 1980 alcançou status cult ao longo dos anos. Além disso, os efeitos especiais inovadores e as sequências de ação não convencionais e elegantes também desempenharam um papel fundamental na consolidação deste filme incrível como essencial no gênero.


Alugar na Amazon

1 'Mad Max' (1979)

Diretor: George Miller

Mel Gibson como Max Rockatansky, parado na estrada e parecendo preocupado em Mad Max
Imagem via Roadshow Film Distributors

Jorge MillerO filme de ação B de 1979 apresentou ao público o universo icônico de Mad Maxque ainda tem um impacto na cultura pop depois de todos esses anos. Isso pode ser visto na maneira como Miller expandiu seu universo, lançando novas parcelas que são tão boas quanto, como Mad Max: Estrada da Fúria e a mais recente entrada da franquia, Furiosa. A história se passa em uma Austrália distópica e autodestrutiva de um futuro próximo, onde a civilização está enfrentando um colapso da ordem civil devido à escassez de petróleo. Um policial (Mel Gibson) decide deter uma gangue violenta de motociclistas.


Mad MaxAs sequências inovadoras e de alta velocidade do filme pareciam intensas, realistas e corajosas, com as perseguições de carro conseguindo manter o público na ponta da cadeira até hoje. Todos esses elementos fantásticos, além de seus efeitos práticos surpreendentes, fizeram do filme de baixo orçamento de George Miller um grande sucesso e um clássico cult.. Além disso, Mad Max também se beneficia de um estilo visual distinto e elegante, com figurinos icônicos e cenários memoráveis ​​que facilmente se destacam.

Assistir no Max

PRÓXIMO: Os 10 melhores filmes de animação clássicos cult, classificados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *